Os municípios Ponte Alta e Bocaina do Sul, na Serra Catarinense, decretaram nesta terça-feira (10) situação de emergência. Eles estão entre os 16 municípios atingidos pelas chuvas que caíram no último domingo (8), deixando 587 pessoas desabrigadas e desalojadas no estado.
O tempo continua instável e a Defesa Civil registrou nesta terça-feira a ocorrência de dois tornados - um em Turvo, no sul do estado, e outro em Ponte Alta, na serra - que derrubaram pontes, destelharam casas e causaram alagamentos.
Segundo o sub-tenente da Defesa Civil, Edison Baú da Silva, as cidades estão sendo vistoriadas e receberão ajuda do Estado para se reestruturarem. De acordo com ele, das 587 pessoas prejudicadas pelas chuvas, 196 estão desabrigadas e 391 desalojadas. Também foram registrados dois óbitos por afogamento.
Os municípios atingidos que notificaram a Defesa Civil são: Alfredo Wagner, Botuverá, Itajaí, Brusque, Camboriú, Balneário Camboriú, Florianópolis, Praia Grande, Ituporanga, Criciúma, Rio do Sul, Turvo, Ponte Alta, Porto Belo, Otacílio Costa e Bocaina do Sul.
A Defesa Civil alerta para chuva intensa no litoral e no Vale do Itajaí até a próxima quinta-feira (12), com risco de alagamentos e de deslizamentos em áreas de encostas. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), são esperados pelo menos mais 150mm de chuva nas duas regiões do estado.
Para o litoral, fica mantido o estado de atenção nas próximas 48 horas pois há previsão é de "chuva mais persistente e volumosa (entre 80 e 100mm)", especialmente à noite.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião