Ainda havia imóveis sem luz em Curitiba e RMC nesta segunda-feira| Foto: Roberto Dziura Jr./Agência de Notícias Gazeta do Povo

Aproximadamente 800 pessoas foram afetadas pela forte chuva que atingiu o Paraná neste final de semana. A Defesa Civil registrou alagamentos e vendavais em dez cidades do estado: Almirante Tamandaré, Candói, Colombo, Curitba, Foz do Iguaçu, Irati, Itaperuçu, Pato Branco, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.

CARREGANDO :)

Com exceção a Candói, região centro sul do Paraná, onde a chuva foi registrada no sábado (1), todos os outros municípios enfrentaram vendavais e alagamentos no domingo (2).

Prejuízo

Publicidade

São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi uma das cidades com o maior número de pessoas atingidas pela chuva, segundo informações da Defesa Civil. No município, 200 pessoas foram afetadas e cinco residências ficaram danificadas. Em Colombo, também na região metropolitana, 36 moradores ficaram desalojados e continuam em abrigos. A cidade também registrou danos em quatro residências. Em Almirante Tamandaré, RMC, cem pessoas e 20 casas foram atingidas pelo vendaval, mas não houve registro de desalojados.

No interior do estado, a cidade mais prejudicada foi Irati, região centro-sul, que registrou 75 pessoas prejudicadas, além de 15 casas danificadas pelo vendaval e por alagamentos. Em Pato Branco, no sudoeste, 70 moradores foram afetados e 17 residências sofreram danos. Curitiba

Na capital, vendaval e alagamentos deixaram três desalojados e prejudicaram duzentas pessoas, segundo informações da Defesa Civil. Além disso, 42 residências sofreram danos e quase todas as regiões da cidade foram afetadas.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a chuva deixou seis imóveis interditados por risco de desabamento. Além disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente registrou 135 chamadas em relação à queda de galhos de árvores.

Conforme a Setran, para poda de árvores e remoção de galhos, a Rua Fernando Simas está bloqueada no cruzamento com a Alameda Augusto Stellfeld, no Bigorrilho, até o momento.

Publicidade

Falta de luz

Os 490 imóveis de Curitiba, região metropolitana e litoral que permaneciam sem luz na manhã desta segunda-feira (3), por causa da chuva, tiveram o fornecimento normalizado até as 11 horas. Em Curitiba, 142 unidades consumidoras (a maioria no bairro Santa Quitéria) ficaram sem luz até a manhã de hoje, segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica do Paraná (Copel).

No domingo, conforme a Copel, foram registradas quedas de luz em 140 mil imóveis em Curitiba, região metropolitana e litoral durante a chuva. Até as 22h30, cerca de 95% das unidades consumidoras já estavam com o abastecimento normalizado.

Chuva

Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, entre às 16h20 e 18h20 deste domingo algumas estações meteorológicas registraram chuvas fortes, com rajadas de vento que chegaram até 47,9 km/h em Curitiba. Na capital, até o mesmo período, havia chovido 41 milímetros.

Publicidade

Em pelo menos dois pontos de Curitiba, segundo a Polícia Militar, houve bloqueios no período da manhã de domingo por causa de árvores que caíram durante a madrugada. A Defesa Civil também registrou, na capital, pontos de alagamentos e quedas de árvores.