O temporal que atingiu o Paraná na terça-feira afetou 19,5 mil pessoas em 22 municípios do estado, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 5.158 casas foram danificadas nas regiões Noroeste, Oeste, Centro-Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e nos Campos Gerais do estado. De acordo com a Copel, cem mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.
De todos os cidadãos afetados, cerca de 8 mil vivem na cidade de Marmeleiro, entre Francisco Beltrão e Pato Branco, no Sudoeste do estado. Em Campo Bonito três pessoas ficaram feridas; em Reserva do Iguaçu, uma.
A chuva deixou ainda 310 pessoas desabrigadas em todo o Paraná, mas todas já voltaram para suas casas. Das 896 desalojadas (que se refugiam em casas de parentes ou conhecidos), 891 permaneciam nessa condição até o início da noite de ontem.
Além, de Marmeleiro, outros 16 municípios também sofreram com a queda de granizo: Bituruna, Campo Bonito, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Goioxim, Ibema, Laranjal, Mangueirinha, Palmital, Pinhão, Renascença, Reserva, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Tibagi. A chuva e o vendaval ainda trouxeram prejuízos a Campina da Lagoa, Colombo, Nova Tebas, Ponta Grossa e Rio Negro.
Energia
A região do estado com o maior número de desligamentos de energia foi a Centro-Sul, onde 10 mil consumidores foram afetados nas proximidades de Telêmaco Borba, Castro, Guarapuava, Irati, Ponta Grossa, São Mateus e União da Vitória.
Os maiores estragos, no entanto, ocorreram na região Noroeste. Com ventos ultrapassando 80 km/h, galhos e troncos atingiram a rede elétrica, deixando mil famílias sem energia. Foram danificados 50 postes.
A Copel ressalta que o tempo bom de ontem auxiliou na recuperação da rede na região de Maringá, em Nova Cantú, Altamira do Paraná, Roncador, Iretama e Nova Tebas. Nas regiões rurais, o trabalho deve ser finalizado somente hoje, devido a dificuldades de acesso.
Previsão
As chuvas fortes devem dar uma trégua nos próximos dias no estado. O temporal ocorreu devido a uma convergência de umidade e instabilidade com um sistema de baixa pressão. "Não dá para procurar explicação em algum fenômeno meteorológico anormal", explica Sheila Paz, meteorologista do Simepar. No entanto, chuvas esparsas e curtas devem ocorrer hoje na parte Sul do Paraná. No Norte, sol e calor. As temperaturas ficam entre 13oC e 20oC em Curitiba, 18oC e 28oC em Maringá e 14oC e 25oC em Francisco Beltrão. Na sexta, o sol entre nuvens predomina no estado, mas a chuva volta no fim de semana. As temperaturas, no entanto, seguem altas. No sábado, a máxima será de 26oC em Curitiba, 29oC em Maringá e 28oC em Foz. O domingo terá tempo bom, com pancadas esparsas no Sul do estado.