A chuva que cai sobre o Parque Nacional de Ilha Grande, no Noroeste do Paraná, desde a madrugada desta quarta-feira, ajudou a conter as chamas que estavam destruindo a vegetação desde domingo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo foi contido por volta das 5h30.
O local mais atingido foi a Ilha Bandeirante, que tem 15 quilômetros quadrados de extensão. De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, ainda não há como especificar quanto da área foi queimada pelo fogo.
Os fortes ventos e a vegetação seca dificultaram a operação de combate às chamas. A ação envolveu uma equipe de mais de 60 bombeiros de Umuarama e Maringá, além da Brigada de Incêndio do parque, Ibama e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Vila Velha
Na manhã desta quarta-feira, técnicos do IAP estiveram no Parque Estadual de Vila Velha, na região dos Campos Gerais, para fazer uma vistoria na área atingida pelo incêndio. O fogo começou na terça e foi controlado no fim da tarde. Mais de 70 homens trabalharam para controlar as chamas.
Segundo o IAP, 30 hectares de vegetação foram detruídos. Nesta quarta, os técnicos encontraram vestígios de um acampamento irregular na região do incêndio. A hipótese é de que o fogo tenha sido provocado por uma fogueira mal apagada ou por bituca de cigarro.
- Fogo destrói parte do Parque Nacional de Ilha Grande
- Fogo já destruiu mais da metade da Ilha Bandeirante
- Vento e fumaça atrapalham combate a fogo na Ilha Grande
- Incêndio na Ilha Grande começa a ser controlado
- Incêndios destroem Ilha Bandeirante e Parque de Vila Velha
- Incêndio destrói parte de fazenda em Quedas do Iguaçu