Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

Chuva aumenta risco de contrair leptospirose

Com o aumento da chuva na primavera, a população deve estar atenta à leptospirose. A doença é causada por uma bactéria (Leptospira), que é encontrada na urina de ratos. Dessa forma, há risco de contaminação em enchentes, lagos e em outros locais em que se pode ter contato com a água contaminada com a urina dos roedores.

A bactéria pode penetrar na pele da pessoa que fica muito tempo em contato com água contaminada ou que possuir cortes ou ferimentos na pele. O tempo de incubação da leptospirose varia de sete a 14 dias.

A doença pode levar a morte, por isso é preciso ter alguns cuidados, como evitar o acúmulo de entulhos, para evitar a procriação de ratos. Além disso, deve-se manter a caixa d'água limpa e não nadar em lagos e em água de enchente. E, se for preciso ter contato com água contaminada, é preciso botas e luvas de borracha.

A população também precisa ter atenção na hora de comprar venenos para eliminar os roedores, pois se forem de má qualidade ou inapropriados para o combate da espécie podem trazer riscos para a saúde e podem até aumentar a quantidade de roedores.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 13 pessoas morreram com a doença nesse ano (até agosto) e 132 tiveram a doença. Em 2008 foram 20 óbitos e 175 casos de leptospirose.

Entre os sintomas da doença estão febre alta, náuseas, vômito, diarréia, dor de cabeça, dor no corpo (principalmente na panturrilha), cansaço e calafrios. A pessoa também fica desidratada e os olhos ficam amarelados." É imprescindível procurar um médico e alertá-lo sobre o contato com áreas de risco para a contaminação. Embora 90% dos casos tenham uma evolução benigna, a doença pode levar a morte se não for tratada de modo correto e precocemente", disse a coordenadora da divisão de zoonoses da Secretaria da Saúde, Giselia Rubio, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo estadual.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.