Voluntariado
O voluntariado é fundamental para dar conta da demanda social. Silvia Gonzaga sabe bem disso: ela é voluntária desde 1983 e já testemunhou muitas situações de calamidade e superação, como na ocasião das enchentes que deixaram Ilhota e Blumenau embaixo da água em 2008. Ontem, enquanto trabalhava no CRAS Barigui, ela não aguentou e caiu no choro. "Eu fico emocionada. É duro perder tudo, ter que pedir, mendigar por roupa, comida...", desabafou.
Em situações de calamidade como a que o Paraná vivencia no momento, toda a ajuda é bem vinda, dizem os envolvidos com a rede que torna possível não apenas que doações sejam feitas, mas que os produtos cheguem a quem realmente precisa. E o reforço solidário vêm inclusive de outros continentes: a partir de hoje um grupo de 35 americanos voluntários da Copa do Mundo passará a ajudar as equipes do CRAS Barigui e do CRAS Caximba na triagem, distribuição de doações e limpeza das casas inundadas.
Enquanto os prejuízos ainda são contabilizados, uma rede de solidariedade se forma para levar até as pessoas afetadas pelas chuvas a ajuda necessária para minorar o sofrimento.
Em Curitiba, o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) recebeu mais de uma tonelada de alimentos e 30 mil peças de roupas. A distribuição é feita de acordo com a necessidade de cada município, diagnosticada pela Defesa Civil. De acordo com a diretora social do Provopar, Silvana Aichinger, até agora já foram distribuídos 11.800 colchões, 22.590 peças de roupas, 2.232 fraldas e 180 colchões em 15 municípios. Os produtos mais necessários para o momento são colchões, alimentos não perecíveis e leite.
Donativos
Os donativos vêm de todos os lugares, desde empresas parceiras do Provopar até pessoas solidárias que mobilizam familiares e vizinhos para realizarem doações. Marcia Schier e Cristina Gracia chegaram à sede do Provopar com os carros carregados. "Doamos roupas, amor e calor", resumiu Cristina, que já esvaziava o segundo lote de doações do dia.
Diante da urgência de quem foi atingido e perdeu tudo, prefeituras e associações municipais têm ido até o Provopar coletar mantimentos para suprir necessidades mais prementes. Tatiana de Lima Santos, presidente da Associação Liceu das Torres, buscava alimentos e roupas quentes para distribuir entre 60 moradores do bairro Uberaba.
"Muitas famílias perderam tudo. Nem adianta coletar móveis, porque estão desabrigadas, não têm mais casa", explicou. O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, carregava ele próprio a caçamba de uma caminhonete de alimentos para levar às famílias que tiveram suas casas inundadas no município localizado a 450 quilômetros da capital.
Doações
A Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba também recebe doações por meio do Disk Solidariedade e realiza a distribuição em ação conjunta com os Centros de Referência em Ação Social (CRAS) e a Defesa Civil. Já foram entregues duas mil cestas básicas e 1.500 cobertores, além de roupas. Segundo Luis Carlos Costa, coordenador do programa, ontem houve um aumento de 400% no número de protocolos abertos para doação.
No CRAS Barigui, na CIC, uma das regiões mais atingidas de Curitiba, até ontem 550 famílias foram atendidas. De acordo com Priscila Comineze, coordenadora do CRAS, há maior necessidade de artigos para a primeira infância, como roupas de bebê, fraldas e leite, e artigos domésticos básicos como geladeira, fogão e colchão.
Serviço
Veja os pontos de coleta de donativos no Paraná:
Curitiba
Delegacias e sedes do Provopar Estadual Rua Hermes Fontes, 315, no Batel, e Rua Sergipe, 1712, no Guaíra. Unidades da FAS e dos CRAS, e em mais de 600 endereços da campanha Doe Calor.
Guarapuava
Corpo de Bombeiros Rua Senador Pinheiro Machado, 1230.
Apucarana
Batalhão da PM BR-369 (Rodovia do Café), km 209 - sentido Maringá.
Cascavel
Batalhão da PM Rua Olavo Bilac, 678.
Cianorte
Corpo de Bombeiros Av. Alan Kardec, 700.
Cornélio Procópio
Batalhão da PM Rua XV de Fevereiro, 706.
Foz do Iguaçu
Batalhão da PM Av. General Meira, 2000, Jardim Eldorado.
Francisco Beltrão
Batalhão da PM Rua Peru, 477.
Guarapuava
Corpo de Bombeiros Rua Senador Pinheiro Machado, 1230.
Irati
Batalhão da PM Rua Expedicionário José De Lima, 1446.
Londrina e RML
Todos os órgãos e entidades estaduais: instituições de ensino estaduais, delegacias, unidades da Copel, Sanepar.
Maringá
Batalhã da PM Rua Mitisuzo Taguchi, 99, Vila Nova.
Paranavaí
Batalhão da PM Rua Coronel João Batista Lopes, 252.
Pato Branco
Batalhão da PM Rua Argentina, 999.
Ponta Grossa
Batalhão da PM Rua Professor Cardoso Fontes, 985, Vila Ronda. Primeira Companhia da PM Av. Vicente Machado, s/nº, Parque Ambiental Manoel Ribas.
Toledo
Batalhão da PM Rua Gisele Merlin Leduck, 390.
Umuarama
Subgrupamento de Bombeiros Av. Presidente Castelo Branco, 3603 - Centro.
União da Vitória
Segunda Companhia da PM Rua Alexandre Schlemm, 101.
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora