Pelo menos 12 municípios em Santa Catarina foram afetados pela forte chuva que atingiu o estado na madrugada desta quarta-feira (19). Segundo a Defesa Civil Estadual, as regiões com mais prejuízos foram a Grande Florianópolis e o sul do estado.
Os municípios de Anitápolis, Palhoça, Nova Veneza, Criciúma, Sombrio, Araranguá, Siderópolis, Balneário Arroio do Silva, Tubarão, Maracajá, Santo Amaro da Imperatriz registraram alagamentos e deslizamentos.
Em Florianópolis, cidade mais atingida, diversos bairros registraram alagamentos, deslizamentos e quedas de muros. Ainda não há números oficiais de desabrigados e desalojados, mas há registros de famílias que tiveram que deixar suas casas e pessoas feridas.
Ainda segundo a Defesa Civil, em Santo Amaro da Imperatriz, uma ponte foi destruída em Barra do Bom Jesus. Cerca de 50 famílias estão isoladas, segundo informações do município.
A Defesa Civil Estadual orienta que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra e inclinação de postes e árvores próximo a suas casas. Em caso de qualquer movimentação, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
O órgão também pede que a população não transite em áreas alagadas, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora