A chuva forte que atingiu algumas cidades do Paraná no final da tarde e início da noite de quarta-feira (30) provocou danos em pelo menos cinco municípios. Em Paranaguá, Curitiba, Querência do Norte, Santa Izabel do Oeste e Santa Helena, o vento e a chuva danificaram casas.
Santa Izabel do Oeste, no Sudoeste, foi o município mais atingido. De acordo com a Defesa Civil local, pelo menos 200 pessoas foram atingidas. Ao todo foram 50 as residências danificadas na tarde de quarta-feira por causa dos vendavais. As famílias, entretanto, não precisaram deixar as residências. A prefeitura do município atende à população mais necessitada com doação de telhas.
Em Querência do Norte, no Noroeste, 50 pessoas foram afetadas. Na cidade, 32 pessoas ficaram desabrigadas (removidas para abrigos comunitários) e outras sete desalojadas (em casa de amigos ou parentes).
No Litoral, Paranaguá teve três casas danificadas por causa do vendaval. Apesar dos estragos, as famílias não precisaram sair de suas residências.
Em Curitiba, a chuva e o vento forte também causaram transtornos. Uma casa no bairro Portão foi atingida por uma árvore, que caiu com a força do vento. Segundo a Defesa Civil da capital, os danos foram apenas materiais e a família não precisou sair de casa.
Até o final da tarde de quinta-feira (1), o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Santa Helena, no Oeste, ainda faziam o levantamento dos estragos causados pelo vendaval. Ainda não havia registros de desabrigados ou desalojados. Segundo a Defesa Civil, o levantamento será divulgado apenas nesta sexta-feira (2).
De acordo com o Simepar, o volume de chuvas na capital foi alto. O temporal em Curitiba durou cerca de uma hora, com precipitação de 17,8 mm. "O volume foi irregular em todo o estado. Não foram todas as regiões que registraram precipitação tão alta", comenta Vanessa Dávila, meteorologista do Simepar.
Chuva diminui
Os temporais da quarta-feira foram provocados pela passagem rápida de uma frente fria pelo Paraná. O sistema de chuvas já se afastou para o Sudeste, mas deixou muita umidade no Paraná, principalmente na região metropolitana de Curitiba e no Litoral.
Segundo o Simepar, a umidade ainda pode provocar chuvas nessas regiões durante a tarde desta quinta-feira e no início da noite. O volume, entretanto, deve ser menor do que o registrado no dia anterior.
Para as demais regiões do Paraná, a previsão é de que o tempo permaneça aberto. Somente no domingo (4) deve voltar a chover no Oeste.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião