Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Chove chuva

Chuva chega a Curitiba e temperatura despenca 9°C em três horas

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
(Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

A chuva prevista para chegar a todas as regiões do Paraná ao longo desse fim de semana se antecipou e já começou a se espalhar pelo estado, chegando a Curitiba já no início da tarde dessa sexta-feira (25). Com isso, as temperaturas despencaram consideravelmente: em três horas, a cidade passou de um calor de 26,2°C, medido por volta das 11 horas, ao clima ameno de 17,5°C, registrado às 14 horas.

De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, a linha de tempestade que passou no início da tarde pela capital agora já segue em direção à Serra do Mar. No entanto, pancadas podem voltar a acontecer a qualquer momento. Pela manhã, as precipitações ficaram concentradas entre as regiões Sudoeste, Sul e Centro, mas uma grande área de tempestades, com alta incidência de raios e possibilidade de queda de granizo, ganha força no decorrer do dia e avança em direção às demais regiões.

O sistema de monitoramento do Simepar indica a ocorrência de temporais, chuvas fortes, trovoadas e rajadas de ventos em vários pontos do estado. Cidades como Faxinal, no Norte do estado, Guarapuava e Candói já registram chuvas fortes. No município de Entre Rios os ventos chegaram a 83,2 km por hora.

Apesar da mudança de cenário, as temperaturas permanecem elevadas na maioria das regiões – soma-se o aumento da umidade do ar e tem-se maior sensação de calor, já que o tempo fica mais abafado.

Fim de semana

A previsão é de que ninguém escape da chuva durante o fim de semana. No sábado (26), uma frente fria avança pelo oceano Atlântico e chega à metade Leste do Paraná, ao mesmo tempo, a umidade volta a ingressar em níveis médios. Como a frente fria chega em um ambiente de temperaturas elevadas, aumentam as chances de temporais.

No sábado, os termômetros variam entre 14°C e 23°C em Curitiba; e entre 15°C e 20°C em União da Vitória. No Norte e Oeste, mesmo com chuva, o calor não dá trégua: em Paranavaí, a temperatura chega a 34°C; em Foz do Iguaçu, a 32°C.

Recorde e frio

O inverno passou sem trazer muito frio e a primavera promete ser escaldante e chuvosa. No segundo dia da nova estação, um recorde: o município de Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou nada menos que 40,9°C na tarde de quinta-feira (24). É a maior temperatura já monitorada pela estação de medição do Simepar instalada no município.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.