A chuva deu uma trégua para o desfile de Sete de Setembro, que reuniu ontem pela manhã cerca de 25 mil pessoas no Centro Cívico, em Curitiba. Muita gente chegou cedo para conseguir um lugar privilegiado na arquibancada que ficava em frente do palanque das autoridades. Pela primeira vez, Ana Talita Borlicoski levou a filha ao evento. "Nós, que somos brasileiros, precisamos participar. Prestigiar o desfile é um respeito à pátria", diz.
Desfilaram pela Avenida Cândido de Abreu aproximadamente 10 mil pessoas, entre alunos de 20 escolas estaduais, integrantes de entidades beneficentes e tropas do Exército, da Marinha, do Corpo de Bombeiros, da Aeronáutica, da Guarda Municipal e da Polícia Civil.
A patriota Maria Neusa Rosa, 58 anos, disse que enquanto tiver saúde vai se vestir de verde e amarelo e acompanhar os desfiles. "Adoro ver os tanques, os cães que ajudam a polícia e o Exército marchando. É o momento de saudarmos nossa pátria. Ainda quero ter a oportunidade de ir a Brasília para ver como é lá", afirma. Maria Neusa levou a Bandeira do Brasil e cumprimentou todos que passaram pela avenida.
Por volta das 7 horas da manhã já havia gente seguindo para o Centro Cívico para ver as comemorações do Sete de Setembro. De acordo com o capitão Gilberto Silva, do 12.º Batalhão, se chovesse o público seria muito menor. "A expectativa, com chuva, era de que viessem 10 mil pessoas. Mas o público está aí, porque o tempo ajudou. A maioria da população é aquela que nunca perde o evento", diz.
O desfile começou com as escolas estaduais, que homenagearam diversas pessoas importantes, entre elas ex-governadores do estado, o imperador dom Pedro I e artistas como Poty Lazaroto e Guido Viaro. Em seguida, o desfile militar chamou atenção do público com os cães adestrados e o uniforme impecável dos soldados, bombeiros, policiais. Os ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial também passaram pela Cândido de Abreu, assim como a Associação do Batalhão Suez (os boinas-azuis).
A passagem dos veículos blindados foi a mais esperada pelo público. Desfilaram caminhões-tanques antigos e os que são usados hoje em dia. Por último, o público pôde conhecer a formação das polícias Civil e Militar do Paraná, da Guarda Municipal e das viaturas que compõem o efetivo. O evento terminou por volta das 12h30 com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria. O desfile encerra as atividades da Semana da Pátria e as comemorações dos 187 anos da Independência do Brasil.
O governador Roberto Requião e a primeira-dama Maristela estiveram presentes no local. Entre os convidados estavam autoridades como o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e o vice-governador Orlando Pessuti.