Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tempo

Chuva de granizo atinge o Paraná e causa estragos

Granizo em Imbituva | Colaboração/Rogério Pampuch Surek
Granizo em Imbituva (Foto: Colaboração/Rogério Pampuch Surek)

A chuva forte desta terça-feira (12) afetou pelo menos 3.996 pessoas em várias regiões do Paraná. Por causa das áreas de instabilidade no estado e o calor registrado em pleno inverno, pelo menos nove cidades tiveram registros de tempestades com granizo e ocorrências atendidas pela Defesa Civil do Paraná. A queda de granizo mudou o cenário de uma hora para a outra - na maioria das cidades fazia muito calor e tempestade repentina deixou tudo branco. Em todo o estado, pelo menos 994 casas foram danificadas e quatro pessoas ficaram desalojadas.

Salto do Lontra, no Sudoeste do Paraná, foi o município mais atingido, com 3.200 pessoas afetadas e 800 casas danificadas. (Leia mais sobre os estragos na região abaixo). Imbituva também foi bastante afetada pelo granizo e, de acordo com a Prefeitura da cidade, 500 casas foram danificadas. Esse número ainda não foi incluído no balanço oficial da Defesa Civil estadual.

A Defesa Civil informou ainda que o número de ocorrências deve ser ainda maior, mas que os atendimentos realizados durante a noite de terça e na madrugada serão atualizados na manhã desta quarta-feira (13).

Também foram registradas tempestades de granizo em Bela Vista da Caroba e Pérola do Oeste, onde 40 pessoas foram afetadas e dez casas ficaram danificadas em cada município. Há registro de ocorrências também em Boa Vista da Aparecida e São José dos Pinhais, porém, não há pessoas afetadas até o momento.

Ponta Grossa e na Lapa também tiveram intensas chuvas com pedras de gelo. Em Santa Izabel do Oeste, 360 pessoas foram afetadas e 90 casas danificadas. Uma residência ficou destruída, deixando quatro pessoas desabrigadas.

Em Curitiba, a Defesa Civil do município registrou ocorrências em nove bairros - Tatuquara, Portão, Batel, Xaxim, Boqueirão, CIC, Bairro Novo, Centro e Santa Felicidade, que registrou o maior volume de chuva. Entre às 16h30 e 18h, choveu cerca de 35 milímetros na regional de Santa Felicidade.

Durante a tarde, várias ruas do Centro, como a Visconde de Nácar, tiveram alagamentos e o trânsito ficou bastante complicado pela subida repentina na água. Também foram registrados cinco pontos de alagamento em ruas das regionais Santa Felicidade, Boqueirão e Cajuru.

Estragos nos Campos Gerais

A forte chuva deixou estragos na região dos Campos Gerais. Imbituva e Irati estão entre as cidades mais afetadas pela chuva.

Segundo informações da prefeitura de Imbituva, foram pelo menos 500 casas danificadas. Comércios da cidade também sofreram com danos devido às chuvas. Um supermercado na área central teve de fechar as portas mais cedo porque a água entrou no prédio. Um posto de combustíveis da cidade também foi danificado.

A queda de granizo na cidade foi intensa e rápida. Segundo relatos de moradores, a tempestade durou cerca de 15 minutos e começou de repente, após um dia de calor e sol forte. Ainda segundo o relato de moradores do município, a camada de gelo chegou a cinco centímetros em alguns pontos da cidade. O centro e o bairro Vila Nova foram os mais atingidos.

Em Ponta Grossa, pelo menos 26 casas foram atingidas em três bairros, segundo informações preliminares do coordenador da Defesa Civil do município, Edson Witek: nove casas na Vila Jamil, 12 casas na região de Roxo Roiz, e cinco casas no bairro Santa Maria foram destelhadas pela ventania e granizo.

No Distrito Industrial, o vento derrubou o barracão de uma empresa, onde estavam três pessoas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma delas foi encaminhada para o Hospital Bom Jesus com ferimentos leves e as outras duas não sofreram lesões. A ventania também derrubou placas e postes na localidade, e um deles chegou a atingir um caminhão, mas sem vítimas. O Corpo de Bombeiros registrou ainda o tombamento de um caminhão estacionado na mesma região.

Fotos e vídeos de leitores sobre a chuva em Curitiba e região

Vídeo: chuva de granizo no Paraná

Imagens da cidade de Salto do Lontra. Vídeo enviado por Vilmar Alberti.

Fotos

 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo

1 de 5

 | Daniel Castellano Gazeta do Povo

2 de 5

 | Daniel Castellano Gazeta do Povo

3 de 5

 | Daniel Castellano Gazeta do Povo

4 de 5

 | Daniel Castellano Gazeta do Povo

5 de 5

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.