Uma tempestade de granizo de pouco mais de dez minutos causou prejuízos no fim da tarde de ontem em Curitiba e dois municípios da região metropolitana. O Corpo de Bombeiros registrou cerca de 30 ocorrências de destelhamentos no bairro Alto Boqueirão, além de Araucária e São José dos Pinhais a última cidade a mais atingida. O temporal foi acompanhado de vento forte e derrubou árvores.
Até o fechamento da edição, o Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais contabilizava aproximadamente 30 residências atingidas o número de desabrigados ainda não havia sido contabilizado. Os bairros Rio Pequeno, Afonso Pena, Jardim Fátima e Jardim Aeroporto foram os mais atingidos. "O trabalho deve durar a noite inteira. Até o momento não foi registrado nenhum ferido", afirmou o relações públicas da corporação, tenente Leonardo Mendes dos Santos.
Placas e outdoors caíram próximo do Aeroporto Afonso Pena, mas não fizeram vítimas. Uma delas chegou a obstruir a rua de retorno e impedir o trânsito. O tráfego foi desviado provocando filas e congestionamentos.
Perto dali, a auxiliar de enfermagem aposentada Ivone Schibische, 58 anos, se recuperava do susto. Um das placas só não atingiu a residência dela por pouco menos de um metro. "Escureceu de repente. O vento era muito forte. Fiquei olhando tudo cair pela janela do banheiro", diz.
Em Curitiba, os prejuízos foram menores. Além de queda de árvores, três casas tiveram os telhados estragados no Alto Boqueirão. Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros Eliseu Ibane, o granizo também caiu no Xaxim, Portão e CIC. Em Araucária, os estragos atingiram cerca de dez residências. "Cobrimos esses locais com lona e não houve desabrigados", diz.
Apesar dos prejuízos, a tempestade de granizo chamou a atenção. Nas ruas, casas e jardins, camadas grossas de gelo ainda eram vistam duas horas depois. No Alto Boqueirão, a artesã Lídia de Matos, 56 anos, aproveitava para admirar o granizo com os quatro netos, apesar dos pequenos estragos no telhado e o alagamento da casa. "Nunca tínhamos visto tanto gelo assim. É uma maravilha da natureza", diz.
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a chuva estava prevista, mas não a queda do granizo. O meteorologista Samuel Braun explica que o fenômeno foi provocado pelo encontro entre uma massa de ar frio com as altas temperaturas registradas durante a tarde na capital. O Simepar registrou máxima de 24ºC em Curitiba. Para hoje, a previsão é de tempo nublado e não há previsão de chuvas significativas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora