A chuva tão aguardada nos últimos dias pelos curitibanos chegou nesta terça-feira (4) e trouxe com ela alguns transtornos para moradores da cidade. A Defesa Civil de Curitiba informou pela manhã e novamente no início da tarde que ainda não conseguiu fechar um balanço detalhado dos estragos porque seu sistema de comunicação foi afetado pelo temporal. Mas, até o momento, foram registrados problemas mais graves nos bairros CIC, Portão, Capão Raso e Pinheirinho.
Conforme o órgão, foram três destelhamentos e três quedas de árvore. Além disso, cinco residências foram danificadas, houve um alagamento e uma situação de erosão. Para as casas com telhados danificados, foram distribuídas três bobinas de lona. Ocorreram também quedas de galhos, que provocaram principalmente problemas no trânsito.
A queda de energia, que afetou o funcionamento de semáforos, foi o problema sentido por mais curitibanos nesta terça-feira. No pico da falta de eletricidade, 44 mil casas ficaram no escuro, o que afetou também a sinalização de trânsito. A situação só foi restabelecida por volta da meia-noite, conforme divulgou a Companhia Paranaense de Energia (Copel) na manhã desta quarta-feira (5).
Árvores caídas
Árvores caíram em alguns pontos da cidade, complicando o trânsito. O pior incidente foi na CIC: Uma árvore tombou sobre cinco veículos na Rua Pedro Gusso, próximo ao Terminal do CIC. Ninguém ficou ferido.
Outra árvore caiu e bloqueou parcialmente a Rua Nicola Pellanda, no cruzamento com a Rua Bortolo Pelanda, no Umbará, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). A via rápida Rua Otávio Saldanha Massa, no Pinheirinho, também ficou parcialmente bloqueada por causa da queda de uma árvore.
Calor
Mesmo depois da chuva, o calor seguiu intenso na capital, que registrou nesta terça o oitavo dia de temperaturas acima dos 33ºC, segundo o Instituto Simepar. A situação pode se repetir nesta quarta, pois a previsão é de que o tempo continue ensolarado e quente em todo o estado. Podem ocorrer precipitações rápidas à tarde em Curitiba, região metropolitana, litoral e nas regiões central e sul do estado. Apesar de pontuais, as chuvas podem ser fortes, com trovoadas e rajadas de vento, conforme o instituto meteorológico.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora