Um chuva rápida e intensa chegou ao Paraná no fim da tarde deste sábado (19) e deixou 10 mil residências sem energia elétrica em Curitiba. Os bairros afetados são Água Verde, Portão, Santa Felicidade, Santa Quitéria e São Braz.
A queda de energia aconteceu no fim da tarde, por volta das 16h30, e a previsão é que até as 22h as casas continuem sem luz. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a energia elétrica deve ser restabelecida durante a madrugada deste sábado para domingo. A Copel foi procurada novamente por volta de 21h45, mas não havia mais ninguém para confirmar se a energia tinha sido estabelecida novamente.
A Copel informou que a forte chuva e rajadas de ventos podem ter ocasionado os desligamentos. Não há informações, de acordo com a companhia, de queda de árvores.
Uma linha de instabilidade se formou na região dos Campos Gerais causando alagamentos pontuais. Quando chegou à Curitiba fez com que as temperaturas, que estavam em torno de 25º C, caíssem rapidamente.
A tempestade atingiu também o Litoral. Em Morretes, segundo o Simepar, choveu 20,8 mm apenas 15 minutos. Na Lapa e em Antonina, o volume de chuva também passou dos 20 mm em menos de 1 hora — 27,2 mm e 26,6 mm, respectivamente.
Mesmo com a chuva forte, apenas uma ocorrência havia sido registrada na Polícia Militar (PM) e na Defesa Civil até 19h30. O registro da PM é de que a rua Rua Richard Lickfeld, em Piraquara, estava alagada e que um carro caiu em um buraco encoberto pela água. A PM também informou que moradores organizavam um pequeno protesto na rua para alertar sobre o caso.
Para os próximos dias, a previsão é de que o tempo siga instável em todo o Paraná, já que a área de instabilidade continua avançado pelas regiões norte, nordeste e leste do estado. Em Curitiba, os próximos dias devem ser nublados e com ocorrências de chuvas rápidas durante a tarde.