Um forte temporal atingiu parte de Santa Catarina na noite de segunda-feira. Segundo a Defesa Civil estadual, entre as cidades mais afetadas estão Florianópolis, Palhoça, Joinville, Balneário Camboriú e Brusque. O órgão informa que ainda está contabilizando os prejuízos. As informações são da Agência Brasil.
Em Palhoça, pelo menos 56 casas, além de duas escolas e uma creche, foram parcialmente destelhadas. Em alguns bairros, o fornecimento de energia elétrica ainda não tinha sido restabelecido até a noite de ontem. De acordo com o diretor da Defesa Civil estadual, Márcio Luiz Alves, o abastecimento de energia elétrica em Palhoça e em outras cidades foi afetado principalmente pela queda de árvores que atingiram fios de alta tensão.
Já em Florianópolis, há registros de pelo menos 26 casas destelhadas por um vendaval seguido por forte chuva. Os bairros Morro da Penitenciária, Morro do Horácio, Morro da Santa Vitória, Sambaqui, Daniela, Pântano do Sul e Ingleses foram os mais afetados. Em Joinville, onde a prefeitura já havia decretado estado de emergência devido aos prejuízos causados por um vendaval que atingiu a cidade no dia 8, os ventos fortes de segunda-feira também destelharam casas, derrubaram árvores e causaram muitos transtornos no trânsito.
De acordo com a prefeitura, os ventos foram tão fortes que afetaram a estrutura de concreto de uma escola municipal, que terá de ser interditada. Um centro de educação infantil e um dos pavilhões do Centro de Convenções Expoville também foram atingidos. Segundo a prefeitura, mais de 50 telhas e 25% do forro do Pavilhão Nilson Bender foram arrancados pelo vento.
Em Brusque, onde o vento e as chuvas fortes duraram cerca de meia hora, árvores caíram sobre carros, bloquearam várias ruas e a rodovia Ivo Silveira (SC-411) e também atingiram fios de alta tensão, interrompendo o fornecimento de luz.