Nove cidades de Alagoas decretaram situação de emergência por causa de estragos causados pelas chuvas que atingem o estado desde abril, segundo a Defesa Civil. No total, 6.135 pessoas foram afetadas.
Os municípios em situação crítica são Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Novo Lino, Porto De Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres. Outros dois municípios Paripueira e Marechal Deodoro encaminharam Notificação Preliminar de Desastre, mas não estão em emergência.
O secretário executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Gilson Romeiro, afirmou ao G1 que mais de 4,8 mil pessoas tiveram de sair de suas casas no estado. No total, Alagoas tem 4.029 desalojados e outros 838 desabrigados.
Um óbito foi registrado no estado, segundo Romeiro. Uma criança morreu soterrada após um desabamento em São Luís do Quitunde. Três pessoas ficaram feridas. A Defesa Civil também registrou outros três feridos em Campestre.
"Os maiores problemas estão em Colônia Leopoldina e São Luís do Quitunde, porque há rios que passam dentro das cidades e qualquer alteração no nível prejudica os moradores", afirmou Romeiro.
De acordo com romeiro, a cidade de Jundiá permanece isolada pela água.
Todos os municípios que relataram prejuízos à Defesa Civil enfrentam problemas no fornecimento de água, energia, comunicação ou transporte, segundo o órgão.
Quartéis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão recebendo donativos para as vítimas da chuva. A Secretaria de Assistência Social do estado vai repassar o material para os atingidos.
Pacote de Haddad marca divórcio com mercado e não “faz cócegas” na dívida pública
Pacote confirma que PT quer levar o Brasil ao abismo fiscal
Diplomatas preveem problemas com a COP-30 em Belém após caos na organização do G20
Treinamento antipreconceito estimula preconceito, descobre estudo ocultado pela imprensa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião