A chuva rápida que caiu na noite desta segunda-feira (17) em Curitiba causou reflexos na capital ainda ao longo desta terça-feira (18). Algumas ruas ficaram bloqueadas até o fim da tarde, por causa de árvores que caíram. Mais de 60 mil domicílios ficaram às escuras.
Segundo a Secretaria de Trânsito (Setran) pelo menos seis pontos foram interditados nesta terça-feira, em decorrência da queda de árvores. Os últimos trechos foram liberados por volta das 17h30.
Os últimos pontos desobstruídos foram a Rua Major França Gomes, no Santa Quitéria, onde uma árvore chegou a bloquear completamente a rua. Outro trecho interditado foi a Avenida Getúlio Vargas, perto do cruzamento com a Presidente Arthur Bernardes. Outros bairros atingidos por quedas de galhos ou árvores foram Vila Izabel, Rebouças, Seminário e Portão
No Cabral, uma árvore chegou a cair sobre um carro, mas não houve feridos. Na Vila Izabel, uma árvore atingiu o telhado de um estacionamento, próximo ao cruzamento da Avenida Sete de Setembro com a Rua Delphim Moreira. Os carros não foram atingidos e não há registro de feridos. O vigia, com apoio do Corpo de Bombeiros, improvisou uma cobertura provisória com galhos da própria árvore caída para erguer novamente o telhado.
Na Cidade Industrial de Curitiba, a parede de uma casa também não resistiu à tempestade e desabou. Não havia informações sobre feridos em ambas as ocorrências.
Sem luz
A Companhia Elétrica do Paraná (Copel) informou que, durante o período da chuva, 60 mil domicílios ficaram sem energia elétrica em Curitiba, região metropolitana e litoral. Na capital, 38 mil casas tiveram o fornecimento de energia interrompido.
Os bairros curitibanos mais afetados foram Santa Quitéria, Água Verde, Batel, Tingui, Tatuquara, Sítio Cercado e Ahú. Segundo a empresa, na manhã desta terça-feira, apenas 190 casas continuavam sem energia elétrica. À tarde, a Copel informou que o fornecimento havia sido restabelecido em todas as casas.
Cidades da região metropolitana e do litoral do Paraná também ficaram sem energia. Na região, durante a manhã, 30 residências permaneciam sem luz. A situação foi normalizada no início da tarde.
Litoral
Segundo a Defesa Civil, em Guaraqueçaba, no litoral do estado, uma residência ficou destruída por causa das chuvas. A família está desalojada.
Chuva
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as chuvas começaram nas regiões Norte, Noroeste e Oeste, mas se deslocaram para a faixa Leste do estado. Em Curitiba, os temporais começaram no início da noite, com rajadas de vento de 37,8 quilômetros por hora. Em duas horas, choveu 19 milímetros na capital paranaense. Em duas horas, a temperatura caiu 9ºC em Curitiba. Às 21h30, os termômetros marcavam 19ºC.
Chuva da segunda-feira e estragos da terça