Após uma semana de sol e calor em todo o estado, o Paraná voltou a ter chuva na manhã desta segunda-feira (16). O fenômeno deve ser registrado até esta terça-feira (17) e, em pontos isolados, não está descartada a ocorrência de tempestades com trovoadas. A chance de granizo também existe, embora pequena. A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar.
Fernando Mendes, meteorologista do Simepar, aponta que a chuva se desloca pelo estado durante o dia, e que as precipitações mais fortes na capital devem ocorrer nesta terça (17). "Temos uma situação de instabilidade pelo deslocamento de uma frente fria pela região Sul. O deslocamento do eixo desse sistema ocorre de sul ao norte e de oeste para leste."
Na quarta, o sol vai reaparecer na maioria das áreas do estado, mas as mínimas baixam bastante. Em Curitiba, a manhã deve ter 7ºC e Ponta Grossa registrará 5ºC. Em Francisco Beltrão, no Sudoeste, a mínima pode ser de 0ºC e em Pato Branco de 1ºC. Para essas cidades há possibilidade de formação de geada.
Diferente do que ocorreu em outros dias de frio neste inverno, no entanto, a temperatura sobe rapidamente na quarta. Curitiba pode chegar neste dia aos 17ºC e Francisco Beltrão terá máxima de 20ºC. A temperatura mais alta no estado deve ser alcançada em Paranavaí, no Noroeste, onde o teto pode chegar aos 27ºC.
"Após a passagem dessa condição de chuva relacionado ao eixo instável da frente fria, ocorre a a chegada do ar frio. Ele vem com uma certa intensidade e provoca declínio da temperatura. As temperaturas sobem durante o dia porque quando não temos uma massa de ar frio muito intensa, a presença de sol já faz com que a temperatura possa se elevar durante o dia", explica o meteorologista.
A partir de quinta (19) e sexta-feira (20) o tempo começa a esquentar, com sol apenas no primeiro dia. A mínima em Curitiba será de 9ºC e de 14ºC no segundo, quando há possibilidade de chuva. As máximas na capital serão de 19ºC no primeiro e de 20ºC no segundo dia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião