A previsão para este domingo (8) é que chuvas fortes continuem sendo registradas nas regiões Sudoeste, Sul e Leste do Paraná. Nesses locais, o fenômeno deve ocorrer com mais intensidade durante toda a madrugada e manhã. À tarde e à noite, continua a possibilidade de chuvas fortes para a região de Curitiba e passa a haver chance de chuvas fortes também no Norte do Paraná.
De acordo com informações do Instituto Tecnológico Simepar, as chuvas são causadas por uma frente fria que está praticamente estacionada no estado. Associado a isso, há calor e umidade vindos do Centro-Oeste do país entrando no Paraná, o que aumenta o volume de chuvas na região. Não há previsão de mudança nessa condição pelo menos até o fim deste domingo (8).
Na tarde de domingo, a chuva começa a diminuir no Sudoeste e Oeste, mas segue forte em uma faixa diagonal do estado, entre Umuarama, Guarapuava e Rio Negro. À noite, temporais podem atingir todo o Noroeste, Norte e Leste do estado, inclusive a região de Curitiba. O litoral do Paraná também deve registrar chuvas fortes.
Apenas na segunda-feira (9), conforme a previsão do Simepar, é que a chuva deve diminuir. Isso porque a frente fria já terá passado pelo estado e dá lugar a uma massa de ar frio e mais seco. No interior, nas regiões Oeste e Sudoeste, o dia já deve começar com tempo mais limpo. Nos demais locais, a previsão é que o dia comece nublado, com chance de chuvas fracas. Ao longo do dia, as nuvens se dispersam e o tempo melhora na maior parte do Paraná.
Em Curitiba e no litoral há previsão de pancadas de chuva isoladas a partir de segunda-feira (9), com mínima de 14ºC e máxima de 18ºC. O dia deve ter tempo bom e com poucas nuvens apenas na quarta-feira (12), conforme a previsão do Simepar.
Chuva causa transtornos em todo o Paraná
O excesso de chuvas fez 31 cidades do estado a pedirem ajuda à Defesa Civil do Paraná. O último balanço da entidade aponta que 37,1 mil pessoas foram afetadas, com 122 desabrigados. Houve ainda quedas de barreiras nas estradas que provocaram interdições totais e parciais em rodovias estaduais e federais do Paraná.
Em Curitiba, a prefeitura declarou situação de alerta por causa dos estragos causados pela chuva. Houve 15,3 mil pessoas afetadas nas regiões dos bairros Hauer, Uberaba, CIC, Boqueirão, Fazendinha, São Lourenço, Bairro Alto, Tarumã, Tatuquara e Caximba. No total, em Curitiba, 3.509 casas tiveram problemas por causa da chuva, com a situação mais crítica na CIC, onde 2 mil residências foram avariadas.