A primeira semana de novembro, que engloba o feriado de Finados na quarta-feira (2), deve registrar pancadas de chuva - até mesmo mais fortes - em Curitiba e no interior do estado. Segundo o Simepar, uma nova frente fria começa a ganhar força no Uruguai e se dirige ao Sul do país com velocidade, alcançando o Paraná já no final de terça-feira (1.º). Essa instabilidade atmosférica (temperaturas altas e pancadas de chuva) deve ficar na capital e no interior até quinta-feira (3).
A quarta-feira (2), Dia de Finados, deve ter bastante chuva, como vem sendo registrado também nos últimos anos no começo de novembro. “A virada do tempo será na terça para quarta-feira. No Sul como um todo vai chover. No Paraná, chove mais na quarta-feira. Finados sempre chove”, informa Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
A partir de terça-feira (1.º), a chuva mais forte deve alcançar boa parte do Oeste, do Centro e do Norte paranaense, apesar de as temperaturas se manterem em clima de verão, com registros de 31° C em Guaíra, Maringá e Londrina, e possibilidade de pico 29° C em Ponta Grossa e Telêmaco Borba. O impacto é fruto de movimentações atmosféricas em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, que fazem divisa com o Paraná.
De acordo com o Simepar, essas novas formações podem começar a chegar no Paraná nesta segunda-feira (31), ainda com baixa intensidade. O clima deve seguir o mesmo padrão do último final de semana: ventos, calor mais destacado na parte da tarde e possibilidade de chuvisco em Curitiba. Esse fenômeno deve acontecer principalmente na faixa que liga Curitiba, Região Metropolitana e o Litoral, com muita nebulosidade ao longo do dia.
O período da tarde na capital pode ser na casa dos 24° C. Em Paranaguá, a máxima é de 26° C. As máximas desta segunda-feira (31) ficam para Umuarama e Paranavaí, com clima beirando os 30° C.
Possibilidade de frio?
O centro mais intenso dessa última onda de frio, que trouxe ressaca oceânica para o Brasil e manhãs de inverno para o Paraná, se afasta ao longo do dia em direção ao mar. Apesar da nova incursão de instabilidade prevista para a semana, não há previsão para temperaturas muito baixas e até mesmo geada ao longo dos próximos dias. As mínimas podem girar em torno de União da Vitória e Rio Negro, na casa dos 10° C.
No final de semana, a onda de chuvas deve se afastar e as temperaturas voltam a se elevar para uma média de 25° C em quase todas as cidades do estado.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião