Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consequências

Chuva e apagão deixam mais de 34 mil estudantes sem aula no Rio

Pelo menos 34.471 alunos no estado do Rio de Janeiro tiveram suas aulas suspensas nesta quinta-feira (12) por causa da chuva que castigou a Baixada Fluminense e do apagão da última terça-feira (10).

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, dez escolas municipais não abriram as portas nesta quinta. Segundo a prefeitura, 12 mil alunos ficaram sem aulas. O município foi um dos mais afetados pela forte chuva que caiu sobre a região na noite de quarta-feira (11).

Em Duque de Caxias, também na Baixada, nove escolas da rede municipal foram invadidas pela água da chuva e outras dez estavam localizadas em áreas que ficam perto das inundações, o que impediu que professores e alunos chegassem aos estabelecimentos.

Segundo a Secretaria de Educação do município, as aulas de oito mil alunos foram suspensas. No total, a rede conta com 169 escolas.

Já em Nova Iguaçu, a Escola Municipal Barão de Tinguá só tem previsão de voltar a receber seus 550 alunos na segunda-feira (16).

Rede estadual também foi afetada

De acordo com levantamento da Secretaria estadual de Educação, o número de estudantes que ficaram sem aulas em escolas da rede estadual da Baixada Fluminense nesta quinta chega a 3.224. Desse total, 1.598 estudam no Colégio Estadual Sargento Wolff, em Belford Roxo, e 1.191 são alunos do Colégio Estadual Jardim Ipê, no mesmo município. Outros 435 estudam no Colégio Estadual dos Lírios, no distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu.

Já no município do Rio, o apagão ainda é a causa da suspensão das aulas dos 10.697 alunos de 19 escolas e 18 creches da rede municipal, nesta quinta. A Secretaria de Educação divulgou, em nota, que "vem mantendo contatos com a diretoria da Cedae e com o setor operacional do órgão para que seja regularizado, o mais rapidamente possível, o abastecimento de água nas escolas e creches da rede municipal de ensino do Rio".

Hospital de campanha

O governador do Rio, Sérgio Cabral, anunciou na tarde desta quinta (12) duas medidas emergenciais para atender às populações atingidas pelas chuvas na Baixada Fluminense.

A primeira delas é sobre um aluguel social, que será repassado para as prefeituras de Belford Roxo e Duque de Caxias. A outra medida anunciada é um hospital de campanha, que será instalado em Belford Roxo.

O valor do aluguel social não foi divulgado. Os recursos serão repassados pelos municípios aos moradores temporariamente impedidos de voltar para suas casas.

O governador informou que o hospital terá capacidade para atender até 500 pessoas por dia e será instalado no Clube Vale do Ipê, no bairro Lote XV, em Belford Roxo.

Lula garante recursos

Após sobrevoar a região, o governador do Rio, Sérgio Cabral, falou que presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu os recursos necessários - por meio de uma Medida Provisória a ser editada - para atender os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Rio.

Serão destinados R$ 400 milhões para socorro, reconstrução e prevenção.

Tanguá tem 196 desalojados

Em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio, quatro famílias estão desabrigadas. Outros 196 moradores estão desalojados, sendo que 56 foram levados para dois colégios municipais e 140 estão abrigados em casas de família. Até a tarde desta quinta-feira (12), não havia registro de mortos ou feridos.

O município foi castigado por 30 minutos de chuva, que deixaram oito bairros inundados. Os rios Caciribu, Duque e Ipitangas transbordaram e alagaram várias ruas e deixaram outras submersas. Várias famílias perderam todos os seus pertences. Pelo menos quatro imóveis foram interditados pela Defesa Civil.

Segundo a prefeitura do município, a chuva também comprometeu o abastecimento de água na cidade, pois vários canos estouraram. Além disso, a água da maioria dos poços dos oito bairros afetados está imprópria para consumo.

De acordo com a prefeitura, a Cedae vai fornecer quatro carros-pipa para as áreas onde o fornecimento de água ainda não foi restabelecido. Dois dos carros serão usados para auxiliar na limpeza das casas invadidas pela água da chuva. De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil também abastecerá a região com um caminhão com 30 mil litros de água.

Segundo balanço divulgado no início da tarde desta quinta-feira pela Prefeitura de Caxias, ocorreram cinco desabamentos na cidade devido às fortes chuvas da noite de quarta (11): três casas no bairro Parque Fluminense, e duas no bairro Capivari. Foram interditadas 22 casas, sete delas em Vila Maria Helena, e 15 em Campos Elíseos. Existem ainda 15 pessoas desalojadas em Campos Elíseos, que estão abrigadas em uma Igreja Evangélica do bairro.

Ao todo, 15 bairros tiveram grandes áreas alagadas. Participam da limpeza e da desobstrução de vias 30 agentes e 40 voluntários da Defesa Civil Municipal. Ainda segundo a prefeitura, 800 funcionários da Secretaria municipal de Obras e Urbanismo estão nas ruas participando da operação.

Mulher é resgatada de trator

O quarteirão inteiro em volta da prefeitura de Duque de Caxias desapareceu debaixo d´água. Quem tentou passar pelos alagamentos ficou no meio do caminho. Houve dificuldade até para os caminhões mais pesados.

Também em Caxias, uma senhora precisou da ajuda de um trator para ser resgatada. Ela estava passando mal e foi levada para uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em Campos Elíseos, um barco do Corpo de Bombeiros era usado para transportar e retirar moradores das casas.

Três mortes em Nova Iguaçu

Em Nova Iguaçu, três pessoas morreram, e em Duque de Caxias, um bebê foi resgatado por moradores no meio do alagamento.

Bombeiros de Nova Iguaçu encontraram na manhã desta quinta-feira (12) o corpo de uma pessoa que havia desaparecido durante uma tromba d’água, que destruiu uma casa na Reserva Biológica do Tinguá na noite de quarta-feira (11). Outras duas pessoas morreram e duas ficaram feridas. Os feridos foram levados para o Hospital da Posse, em Nova Iguaçu.

Por medida de precaução, a Defesa Civil orientou moradores de outras quatro casas vizinhas à residência destruída a deixar o local.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.