Ajuda
Na manhã desta quinta-feira (25), a Defesa Civil e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) enviaram às cidades atingidas 50 conjuntos de cozinha, 20 conjuntos de mesa, 620 cobertores e 300 cestas básicas, estas últimas doadas pela Companhia Nacional de Abastecimento(Conab).
As chuvas e o frio que atingiram o estado no último fim de semana afetaram 66,2 mil pessoas. Balanço da Defesa Civil divulgado no fim da tarde desta quarta-feira (24) aponta que até o fechamento do levantamento 19 municípios tiveram problemas com granizo, vendaval, friagem ou chuvas intensas entre os dias 20 e 22 de julho.
Pinhão foi a cidade que teve mais atingidos, com 30.216 afetados por uma friagem na cidade quatro ficaram feridos. O mesmo fenômeno meteorológico atingiu Guarapuava, onde foi contabilizado 18 mil pessoas afetadas de alguma maneira.
Em Curitiba, 6.079 pessoas sofreram devido a um vendaval, que derrubou árvores por toda a cidade e causou a morte de uma pessoa. Uma casa em construção cedeu e parte dos materiais utilizados na obra caiu sobre uma casa vizinha, no bairro Uberaba. Uma jovem de 18 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas.
No Paraná, 1.713 casas foram danificadas e três ficaram completamente destruídas (estas últimas em Tibagi). Abatiá teve 527 residências danificadas, Santa Cecília do Pavão teve 400 e Manoel Ribas teve 230. Centenário do Sul contou 126 residências danificadas e Cruzmaltina 108.
Desabrigados e desalojados
Em todo o estado, de acordo com a Defesa Civil, 222 pessoas ficaram desabrigadas 216 continuam na situação. Essas pessoas são as que precisam deixar suas casas e não tem para onde ir. Elas então vão para abrigos públicos.
Já o número de desalojados foi de 3.614, sendo que 1.620 permanecem nessas circunstâncias. As pessoas que se encaixam nessa categoria também precisaram sair de casa, mas conseguiram ficar em casas de amigos ou de parentes.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora