As chuvas concentradas no Sul do Paraná e em Santa Catarina elevaram em 4,5 metros o nível do Rio Negro, na divisa entre os dois estados. As cidades de Rio Negro (PR) e Mafra (SC) estão em estado de alerta. A água extravasou a caixa do rio e inundou quatro ruas da cidade paranaense, inclusive a Rio de Janeiro, uma das principais do município, que foi interditada.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Patrício Furtado, conta que 12 famílias foram retiradas das casas e encaminhadas para a residência de parentes ou para abrigos da prefeitura. A estimativa é de que se o rio subir mais meio metro será necessário desalojar mais 16 famílias. O nível está aumentando ao ritmo de dois centímetros por hora – mas no final de semana chegou a ser de 12 cm/h. Além das chuvas que ultrapassaram 100 milímetros na região nos últimos dias, a previsão é de mais precipitação nesta terça (13) e quarta-feira (14).
Por enquanto, o nível do Rio Iguaçu (que recebe as águas do Rio Negro), na região de União da Vitória, está dentro do normal.