A chuva que a população do Paraná espera ansiosamente para amenizar a situação da seca no estado levou os primeiros resultados ao Oeste do estado. O município de Medianeira já pôde sentir os efeitos positivos da chuva que caiu durante a madrugada e manhã desta terça-feira (15). O racionamento que havia começado na noite da última sexta-feira (11) foi temporariamente suspenso, segundo confirmação da assessoria de imprensa da Sanepar na tarde desta terça-feira.
Neste período de chuva, foi registrada a precipitação de cerca de 30 milímetros. Na avaliação dos técnicos, o resultado foi suficiente para aumentar a produção de 63 litros por segundo (l/s) para 112 l/s. Dessa forma, a Sanepar tem condições de abastecer os cerca de 36 mil habitantes do município.
Mesmo assim, a Sanepar orienta que a população continue economizando água. "Caso pare de chover e o consumo de água volte a crescer é provável que a empresa tenha que implantar novamente o rodízio", comenta o coordenador industrial da Sanepar, Nilto Pereira, por meio de assessoria de imprensa.
A cidade havia sido dividida em quatro setores e cada um deles ficou sem água por um dia inteiro. Mas neste caso o racionamento não foi conseqüência apenas da seca. A destruição da mata nativa nas margens dos rios causa a evaporação rápida e seca a água que deveria abastecer as represas.
Meteorologia
As pancadas de chuva devem voltar a atingir as cidades do Oeste ainda nesta quarta e quinta-feira (16), já pela manhã. Segundo a previsão do Simepar, uma chuva fraca deve chegar a Curitiba e região metropolitana à tarde, condição que deve se estender até sexta.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião