A chuva que atinge São Paulo na tarde deste domingo (21) provocou o fechamento do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, por cerca de 45 minutos, entre 15h39 e 16h24. Ruas ficaram alagadas e pessoas presas por causa do temporal.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura de São Paulo colocou a Zona Sul em estado de atenção desde as 15h10. Quinze minutos depois, o estado foi declarado para as zonas Oeste, Sudeste, Centro e Marginal Pinheiros. A Zona Norte e a Marginal Tietê entraram em estado de atenção às 16h35.
Os funcionários da prefeitura afirmam ter registrado, até as 17h30, 13 pontos de alagamento transitáveis. Entretanto, pontos de algamentos foram registrados pelo G1 esquina da avenidas Roberto Marinho com Santo Amaro e na esquina da Avenida Rebouças com Faria Lima, locais que não foram relacionados pelo CGE.
Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Rebouças, sentido Marginal Pinheiros, perto da Avenida Brasil, por volta das 17h. Cerca de 50 minutos depois, ela havia sido removida por agentes da CET e por bombeiros (foto abaixo). O trânsito ficou bloqueado. Essa é a primeira chuva na capital paulista desde o início do verão, que começou oficialmente às 10h04 deste domingo.
Trens
Os trens da linha Luz-Rio Grande da Serra da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está parcialmente paralisada desde as 17h por causa das fortes chuvas que atingem o ABC Paulista. Os trens circulam apenas entre a capital paulista e Sâo Caetano por causa do alagamento na estação Utinga, em Santo André.
Zona Sul
O Corpo de Bombeiros informou que as conseqüências da chuva foram mais sentidas em bairros da Zona Sul de São Paulo, onde houve registro de carros e casas alagadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até as 17h não havia registro de vítimas.
Carros da corporação foram enviados para a Avenida Ricardo Jafet e Abraão de Morais para resgatar pessoas ilhadas. Moradores do Jardim São João Climáx, na região do Ipiranga, avisaram que várias casas ficaram alagadas e houve perda de móveis.
ABC
Por causa da chuva, uma casa teria desabado na Rua Espanha, bairro Taboão, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros de Diadema seguiram para a Rua Almiro Sena Ramos, no Bairro do Taboão, para ajudar pessoas ilhadas por causa da chuva. Os bombeiros seguiram ainda para para o km 3,5 da Anchieta, por volta das 17h10, para socorrer passageiros de um carro arrastado pela correnteza.
Aeroportos
A chuva que provocou o fechamento de Congonhas não tinha afetado o funcionamento de Cumbica, em Guarulhos. Nesse aeroporto, houve registro de atrasos por problemas operacionais. No último boletim, havia registro de atrasos em 39% dos vôos programados para o dia, todos com atrasos com mais de 30 minutos.
Anchieta
A Ecovias informou que, às 16h40, bloqueou as pistas central norte e marginal norte (sentido São Paulo) e central sul e marginal sul (sentido litoral) da via Anchieta, entre os kms 13 e 10, em função do transbordamento do Ribeirão dos Couros. Havia registro de lentidão entre os kms 13 e 16, em ambos os sentidos.
Lula enfrentará travessia turbulenta em 2025 antes de efetivar busca por reeleição
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
2025 será um ano mais difícil para a economia brasileira
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora