As fortes chuvas que atingem a Grande São Paulo nesta quarta-feira (16) já causam alagamentos, falta de luz e trânsito na capital.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou as regiões Oeste, Centro e a Marginal Pinheiros em estado de atenção às 18h15. As Zonas Norte e Leste, além da Marginal Tietê, já estavam em atenção desde o fim da tarde. A região Sudeste deixou o estado às 17h45. Em Osasco, na Grande São Paulo, ruas de alguns bairros ficaram embaixo d'água.
Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 196 km de filas às 19h, o que representava 23% dos 835 km de vias monitoradas, índice bem acima da média para o dia e para o horário. O pior ponto de lentidão ficava na Marginal Tietê, onde o motorista encontrava 14,7 km de congestionamento na pista expressa, sentido Ayrton Senna. Na Marginal Pinheiros havia 10,2 km de lentidão na pista expressa, sentido Interlagos, da Castello Branco até a Ponte Ary Torres.
Algumas regiões da cidade também tiveram queda de energia. Segundo a Eletropaulo, havia problemas em alguns trechos da Barra Funda, na Zona Oeste e nos seguintes bairros da Zona Norte: Jardim São Bento, Tucuruvi, Santana, Água Fria, Mandaqui, Santa Terezinha, Vila Mazzei, Jardim Peri e Cachoeirinha.
Equipes tentavam chegar aos pontos para restabelecer o sistema, mas, às 19h, ainda não havia previsão para isso. Por volta das 18h30, a chuva forte atingia principalmente os bairros Perus, Pirituba, Jaraguá, São Domingos, Vila Leopoldina, Jaguaré e Vila Jaguará, em São Paulo. Na Zona Leste, a chuva chegou a diminuir, mas voltou a se intensificar na região de Ermelino Matarazzo. Às 19h, havia oito pontos de alagamento na cidade, quatro deles intransitáveis.
Não era possível transitar em dois pontos da Avenida Sumaré, na Zona Oeste de São Paulo: na altura da Rua Doutor Homem de Melo, sentido Limão, e da Praça Marrey Junior, sentido Sumaré. A Praça da Bandeira, na região central, também estava intransitável no sentido bairro, na altura da Avenida Nove de Julho. A Avenida Antonio Munhoz Bonilha, na Zona Norte, estava alagada nos dois sentidos.
A chuva é provocada por áreas de instabilidade geradas pelo calor, segundo o CGE. Municípios da Grande São Paulo também foram atingidos pela chuva forte, como Guarulhos, Caieiras, Barueri e Jandira.
Em Osasco, ruas ficaram tomadas pela água e carros, submersos. Um veículo chegou a ser virado pela força da água. A prefeitura do município disse, por volta das 19h, que equipes da Defesa Civil ainda seguiam para as ruas para avaliar os danos provocados pela chuva forte e não tinha outras informações.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, Alphaville, em Barueri, registrava no horário muitos problemas provocados pela chuva. Um ônibus urbano estava ilhado por volta das 18h50 na Avenida Piracema, em Tamboré.
Segundo os bombeiros, a situação é muito complicada em Osasco e Barueri. Todas as equipes da corporação estão nas ruas e há chamados de carros e ônibus ilhados, veículos boiando e queda de laje.