Uma chuva forte, provocada pelo avanço de uma frente fria, atingiu a região Oeste do Paraná na manhã desta terça-feira (4). Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as cidades mais atingidas foram Cascavel e Santa Helena.
Em duas horas, Cascavel registrou 85 milímetros de chuva. Até as 18 horas, a cidade havia registrado um total de 102 milímetros. O Corpo de Bombeiros da cidade informa que há alagamentos em alguns pontos e ao menos duas casas foram parcialmente alagadas. As rajadas de vento registradas no município foram moderadas, atingindo menos de 55 km/h. Segundo a meteorologista Beatriz Porto, o mês de novembro registra uma média de 180 milímetros em Cascavel.
A frente fria, segundo ela, já avançou outras regiões do estado. A chuva chegou a Curitiba com mais intensidade no início da tarde. O instituto registrou pancadas mais fortes no bairro Jardim das Américas, com uma precipitação de 29 milímetros em 40 minutos. Na capital paranaense, as rajadas de vento atingiram apenas 26 km/h, intensidade considerada fraca. Durante todo o dia choveu 44 milímetros em Curitiba.
Chuvas isoladas pelo resto da semana
As cidades de Pinhais e São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Cianorte e Goioerê foram as cidades que mais registraram volume de chuva nesta terça. "A frente fria provoca chuvas fortes e mais intensas. Por enquanto, não há registros de ventos fortes", completa Beatriz.
Em Cianorte, foram registrados 18,8 milímetros de chuva e a força do vento marcou 58 km/h. Até 18h24, 15 residências do bairro Morada do Sol haviam sido destelhadas e seis estabelecimentos comerciais foram invadidos pela enxurrada.
A meteorologista explica que o tempo abafado gera um ambiente favorável ao desenvolvimento de áreas de instabilidade mais intensas, com riscos de temporais isolados por todo o resto da semana.