A forte chuva que atinge a capital paulista na manhã desta segunda-feira deixou grande parte da cidade em estado de atenção por volta das 10 horas, de acordo com aviso do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Estão nesta situação as zonas norte, leste, oeste, centro e as marginais do Tietê e do Pinheiros. Apenas a zona sul está fora do alerta, segundo o CGE.
A chuva chegou à capital por volta das 9h, vindo da região de Sorocaba, no interior de São Paulo, segundo o CGE, por causa da propagação de áreas de instabilidade. Podem ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados de maior intensidade com trovoadas que tendem a ser passageiras, porém que trazem risco de alagamentos transitáveis.
A chuva se movimenta rapidamente pela cidade e deve atingir em breve a região de Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos, de acordo com o CGE. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens, favorecendo a gradativa elevação das temperaturas com máximas que podem chegar aos 24ºC, de acordo com previsão do CGE.
Alagamentos
Em razão da chuva forte, o CGE registra quatro pontos de alagamentos transitáveis. Um deles na pista local da Marginal do Tietê, sentido Lapa, perto da Vila Guilherme, na zona norte; um na Avenida Eusébio Matoso, perto da Praça Jorge de Lima, sentido bairro; na Avenida Vital Brasil, perto da Praça Jorge de Lima, ambos na zona oeste; e na Rua John Harrison, perto da Praça Rene Barret, na Lapa, também zona oeste.
Congonhas
Apesar da chuva forte, o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, operava para pousos e decolagens com auxílio de instrumentos.