A forte e rápida chuva que atingiu Curitiba na tarde desta sexta-feira (1º) provocou quedas de árvores e destelhamentos em diversos pontos da capital e de municípios da região metropolitana. De acordo com o Corpo de Bombeiros, diversos bairros da cidade como Centro, Cajuru, Pinheirinho, Novo Mundo, Capão Raso, Prado Velho e Rebouças, Jardim das Américas, Hauer, Boqueirão, Guabirotuba, foram afetados pela chuva que atingiu a capital entre 16h30 e 17h. Em Pinhais, houve destelhamento de uma escola de educação infantil e uma criança teve ferimentos leves.
Leia abaixo toda a cobertura da chuva. Você pode ler pela ordem direta ou utilizar os links azuis para navegar pelo texto aos itens sugeridos
Destelhamentos e alagamentos
O Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato, no bairro Emiliano Perneta, em Pinhais, na região metropolitana, registrou um destelhamento. Uma criança foi atingida por uma telha que caiu e foi encaminhada para o hostpital. Ela sofreu escoriações leves e já estava acompanhada dos pais, por volta de 18h15. De acordo com a Defesa Civil do município, ela deveria ser liberada ainda nesta sexta.
Em Curitiba, na loja de materiais de construção Balaroti Portão, que fica na Rua Dr. João Tobias Pinto Rebelo, parte do telhado e da parede externa desabou com a chuva, mas ninguém ficou ferido. Segundo uma funcionária do local, havia poucos clientes e funcionários no local no momento do incidente.
O Corpo de Bombeiros também informou que houve destelhamentos nas regiões do Uberaba e Capão Raso. Às 19h, havia 70 ocorrências em andamento, sendo a maioria por destelhamentos e quedas de árvores.
No Shopping Total, no Portão, um dos bairros mais atingidos pelo temporal, a água entrou em cinco lojas e no corredor da nova ala. A área foi isolada para que os funcionários fizessem a limpeza.
Em um posto de combustíveis, localizado na BR-277, no Jardim das Américas, a cobertura desabou, mas ninguém ficou ferido. De acordo com funcionários, o incidente ocorreu por volta das 17h e todos os clientes e empregados correram temendo que o estrago fosse ainda maior. O posto foi interditado e, até as 19h30, não havia energia elétrica no local.
Por falta de energia elétrica e por questão de segurança, o Shopping Jardim das Américas decidiu fechar as portas por volta das 19h.
O temporal também afetou residências no Hauer. Uma casa na Rua Padre Deon sofreu destelhamento parcial. A dona da residência, Maria Aparecida da Silva, de 64 anos, que mora no imóvel com a filha e uma neta, conta que por volta das 17 horas os fortes ventos danificaram o telhado. ?Foi um barulho muito grande e o vendaval levou as telhas de um dos quartos. Se chover mais, vai entrar água dentro [do cômodo]?, disse.
Neste mesmo bairro, quedas de árvores bloquearam completamente o tráfego de veículos na Rua Waldemar Kost. No cruzamento desta via com a Rua João Soares Barcelos, uma árvore caiu sobre um carro, afetando ainda mais o trânsito na região. As cinco linhas de ônibus que passam por aquele ponto para chegar ao Terminal do Hauer tiveram que recorrer a desvios. Galhos de árvores danificaram a rede elétrica, segundo moradores.
Segundo a moradora Walkyria Maia Novais, o período mais crítica ocorreu entre as 18 e 20 horas. ?Os próprios moradores tiveram que sair à chuva para tentar organizar o trânsito?, contou. Segundo ela, os agentes da Diretran só conseguiram chegar ao local após as 20 horas.
Trânsito e quedas de árvores
Segundo o Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), quedas de árvores complicaram o trânsito no cruzamento das ruas Engenheiros Rebouças com Conselheiro Laurindo, no Rebouças, na Anne Frank com a Major Fabriciano do Rego Barros, no Hauer, e na Salvador Ferrante com Oliveira Vianna, no Boqueirão.
Uma queda de árvore na Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), próximo ao cruzamento com a Francisco Heráclito dos Santos, no bairro Guabirotuba, complicou o trânsito no sentido São José dos Pinhais, região metropolitana. Nesse ponto, os semáforos estão desligados e há trânsito intenso na região. Até as 18h, não havia viaturas do BPTran ou Diretran orientando os motoristas no local.
Segundo a Diretran, às 17h50 havia registro de semáforos apagados na região dos bairros Portão, Jardim das Américas, Hauer e Centro, principalmente na Avenida Marechal Floriano Peixoto.
Os semáforos também estavam apagados nas ruas Roberto Hauer, Anne Frank, Pádua Fleury, Júlio César Ribeiro de Souza e Tenente Francisco Ferreira Souza, Alcino Guanabara e Waldemar Kost, no Hauer, na Rua Napoleão Laureano, Bley Zornig, Maestro Carlos Frank e Zonardy Ribas, no Boqueirão.
Nas ruas Coronel Alfredo Ferreira da Costa e Pedro Demeterco, no Jardim das Américas, e Francisco Mota Machado, Paulo Kissula e Affonso Camargo, no Capão da Imbuia, o trânsito fluia com lentidão.
A Coordenadoria de Defesa Civil Estadual havia registrado dois casos de queda de árvores e ainda apurava outras ocorrências. No Bairro Jardim das Américas, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica e atingiu um portão na Rua Câmara Júnior. No Hauer, uma árvore caiu em cima de um carro nas proximidades da Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, mas não houve vítimas. Além disso, as equipes atendiam ocorrências nos bairros Prado Velho, Portão, Vila Guaíra e Pinheirinho.
Em Pinhais, também havia registro de dois casos de queda de árvores e alguns pontos de alagamento, sem gravidade.
Curitiba escureceu à tarde
O céu escureceu por volta das 16h30 e uma forte chuva caiu em pontos isolados de Curitiba. O motivo da mudança repentina do tempo ocorreu por conta do calor e da umidade dos últimos dias, favorecendo para que áreas de instabilidade formassem na capital do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, INMET.
As fortes precipitações devem continuar na região nestes próximos quatro dias, de acordo com o INMET.
Energia elétrica
Dos cerca de 200 circuitos alimentadores de energia elétrica de Curitiba, 25 registraram problemas de desligamento por causa do temporal desta sexta-feira, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). Às 20h15, 17 já haviam sido reparados e oito permaneciam com falhas. Segundo a Copel, pelo menos 15 postes foram danificados e seriam trocados.
Segundo a estatal, esses circuitos afetaram cerca de 145 mil unidades consumidoras em 28 bairros da capital. Por volta das 20h15, ainda havia 90 mil unidades consumidoras sem luz nesses bairros.
Todas as equipes de trabalho, de acordo com a estatal, foram deslocadas para fazer o atendimento das ocorrências. A estimativa era de que os problemas sejam resolvidos ao longo desta noite. Havia registro de várias quedas de postes e esse tipo de dano não tem reparo tão imediato. Até as 20h15, a Copel já havia atendido 40 ocorrências, mas ainda restavam 542 ocorrências em atendimento ou aguardando serviço.
Os bairros que foram inicialmente afetados são Água Verde, Bairro Alto, Boqueirão, Cajuru, Capão da Imbuia, Capão Raso, CIC, Fanny, Fazendinha, Ganchinho, Guabirotuba, Guaíra, Hauer, Jardim Botânico, Jardim das Américas, Lindóia, Novo Mundo, Parolin, Portão, Prado Velho, Santa Amélia, Santa Quitéria, Sítio Cercado, Tarumã, Uberaba, Umbará, Vila Izabel e Xaxim.
Confira um vídeo do temporal no bairro Pinheirinho
Confira imagens da chuva
Teve algum problema causado pelo temporal? Envie seu relatório pelo formulário abaixo.