As chuvas que atingem o Paraná desde a tarde desta sexta-feira (20) já causaram estragos em 25 municípios do estado. De acordo com balanço da Defesa Civil, até a manhã deste domingo estima-se que 26.220 pessoas foram afetadas pelos temporais. A maior parte das cidades afetadas até o momento está concentrada no Sul, Sudoeste e Oeste do Paraná.
Os principais estragos causados pela chuva são destelhamentos. Até esta tarde, o balanço apontava 13 desalojados e 60 desabrigados no estado.
Em Curitiba, a Defesa Civil municipal já contabiliza mais de 60 pessoas afetadas por conta da chuva forte presenciada desde a tarde de sábado.
No sábado, 13 residências apresentaram danos por conta do mau tempo, o que acabou com 5 pessoas desabrigadas e 10 pessoas desalojadas (que foram para a casa de parentes). Os bairros mais afetados na capital foram Sítio Cercado, Campo Comprido, Bairro Alto, Bacacheri e Centro. Neste domingo, já foram três ocorrências atendidas pelo órgão.
No entanto, a Defesa Civil estadual ainda não apontava os estragos da capital em seu relatório de monitoramento divulgado no início da tarde deste domingo.
Londrina
Em Londrina, no Norte do estado, a tempestade que chegou na tarde deste domingo também causou estragos em várias partes da cidade. Quedas de energia apagaram todos os semáforos de vias importantes como a Avenida Tiradentes, onde os equipamentos de sinalização chegaram a virar com a força do vento.
No Londrina Norte Shopping, zona norte da cidade, pedaços do teto caíram na praça de alimentação, sem atingir clientes. O tempo também afetou o município de Cambé, que faz divisa com Londrina.
Corbélia
Por enquanto, a cidade que mais sentiu os efeitos da chuva no estado foi Corbélia, no Oeste, que teve dezenas de casas danificadas na área rural e urbana. Conforme o Instituto Tecnológico Simepar, o temporal que atingiu o município veio acompanhado de granizo, o que contribuiu para agravar a situação.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Cascavel, Toledo e Umuarama foram mobilizadas para ajudar nos reparos dos danos. De acordo com o tenente Guilherme Rodrigues de Lima, do Corpo de Bombeiros, foram distribuídos 85 rolos de lona para moradores que tiveram o telhado de suas residências danificadas. Carros estacionados na rua também foram danificados pelas pedras de granizo e algumas de lojas desabaram.
À tarde, a equipe da Defesa Civil de Curitiba foi acionada para enviar lona à cidade, já que o estoque utilizado pela corporação local já é insuficiente. Devem sair da capital nas próximas horas pelo menos 70 lonas para cobrir as casas destelhadas em Corbélia.
A Defesa Civil informou também que duas edificações comunitárias ficaram danificadas em Francisco Beltrão, no Sudoeste. Porém, o proprietário das construções já teria arrumado os estragos.
Até a noite deste sábado, duas cidades já haviam solicitado a documentação necessária para decretar estado de emergência: Corbélia e Prudentópolis.
Raios
De acordo com informações do Simepar, as tempestades deste sábado vêm acompanhadas de um número elevado raios. O instituto computou 6,5 mil raios apenas em uma hora (entre 18h45 e 19h45) principalmente na região central do Paraná.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora