São Paulo – Glayson de Jesus Miranda, 13 anos, seguia para a escola com a irmã ontem de manhã, em Sabará (região metropolitana de Belo Horizonte), quando um muro desabou devido à chuva. A menina conseguiu correr, mas Glayson morreu no local. Ele é uma das três pessoas mortas devido às intensas chuvas que atingem a Região Sudeste nos últimos dias e que provocaram inundações e desabamentos.

CARREGANDO :)

As outras duas mortes aconteceram em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ali, Ana Clara Barbosa de Assis, 3 anos, morreu afogada quarta-feira dentro da creche, que ficou debaixo d’água. No mesmo dia, Anderson de Farias Oliveira, 17 anos, morreu afogado no rio Palu. Ontem, até o Exército foi acionado para auxiliar na remoção de entulhos das ruas e dos rios de Nova Iguaçu.

O Jardim Rochdale, em Osasco (Grande São Paulo), também sofreu com as chuvas no início da manhã de ontem. Algumas ruas do bairro ficaram submersas.

Publicidade

A intensidade das chuvas, que devem continuar fortes hoje em Minas e no Rio, já apresenta alguns recordes.

A cidade de São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), enfrentou o novembro mais chuvoso dos últimos 28 anos (veja texto ao lado) e Belo Horizonte registrou, entre quarta e ontem, a terceira maior chuva desde 1961.

Já a base pluviométrica do Inmet em Belford Roxo, Baixada Fluminense, indica que mais de um terço de toda a chuva que atingiu a região em novembro concentrou-se de segunda-feira até ontem.

Embora os danos se espalhem igualmente pelos estados do Rio, Minas e São Paulo, as explicações para essas condições meteorológicas diferem. Minas e Rio sofrem os efeitos de uma frente fria, que provoca as instabilidades.

Em São Paulo, as chuvas são conseqüência da alta umidade e das temperaturas elevadas registradas nos últimos dias e normais para esta época do ano.

Publicidade

O Inmet prevê mais chuvas em Minas Gerais, inclusive na capital do estado, para hoje e para o fim de semana.

Para o Rio, a previsão do instituto é que hoje o dia permanecerá chuvoso em todo o estado.

As regiões serrana, dos Lagos e o Norte Fluminense serão as áreas mais afetadas. A cidade de São Paulo deverá ter chuvas isoladas hoje.