Pessoas usam barcos nas ruas alagadas pelo rio Marabá, no Tocantins| Foto: Paulo Whitaker/ Reuters

Veja imagens das áreas alagadas, na reportagem do Jornal Hoje

CARREGANDO :)
O presidente Lula sobrevoou áreas alagadas próximas ao Rio Poty, em Teresina, no Piauí
CARREGANDO :)

Mais de 600 mil pessoas foram prejudicadas pela chuva em cinco estados no Norte e Nordeste. A Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou 15 mil cestas básicas para o Piauí, um dos estados com cidades debaixo d'água. No Maranhão, onde a chuva provocou a morte de sete pessoas, a Defesa Civil pediu aos bombeiros de outros estados para arrecadar doações.

Publicidade

Chove tanto nos estados do Norte e Nordeste que dezenas de municípios brasileiros estão submersos. Imagens feitas de um helicóptero mostram que a água tomou ruas e casas.

Cinco estados brasileiros têm problemas por causa das chuvas. No Ceará, Piauí e oeste do Pará, 305 mil pessoas foram atingidas em 104 cidades. No Amazonas, o governo decretou estado de emergência, depois que 180 mil pessoas foram atingidas.

No Maranhão, são 140 mil afetados pelas cheias e sete mortes. O governo já decretou situação de calamidade pública em todo estado. A maior dificuldade são as estradas. Sete rodovias federais tiveram crateras abertas pela chuva. São as BRs 010, 135, 222, 226, 230, 316 e 402. Transporte

Caminhões que transportam combustível para Tocantins e Pará estão no pátio de uma distribuidora na região de Açailândia (PA). "Em virtude do que está acontecendo, é inviável para a gente carregar. Não tem como transportar, não tem estrada", diz uma funcionária.

O minério de ferro se acumula à espera da liberação da estrada de Carajás. Um deslizamento de terra impediu o tráfego. O trem de passageiro que liga Parauapebas, no Pará, a São Luís também não circula nesta terça-feira (5). Muita gente foi pra estação tentar trocar a passagem. Ajuda

Publicidade

Os desabrigados precisam de alimentos, roupas e calçados. A Defesa Civil do Maranhão vai pedir ajuda aos bombeiros de todos estados para arrecadar doações que deverão ser transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira.

Ainda nesta terça, o presidente Lula deve sobrevoar áreas alagadas na região de São Luís. Nesta manhã, ele esteve em Teresina, onde fez um sobrevoo nos locais mais atingidos pela chuva.

No Piauí, o Rio Poty, que corta Teresina, está 15 metros acima do nível normal. Técnicos da prefeitura vistoriaram um dique de contenção, que está com rachaduras e ameaça se romper. No estado, 35 mil pessoas foram prejudicadas pela enchente. As aulas foram suspensas em 480 escolas municipais e estaduais.

Ceará

No Ceará, já são 55 municípios atingidos pela chuva. Seis pessoas morreram. Em Sobral, o rio subiu seis metros acima do normal. Uma praça e um museu ficaram submersos. As peças foram tiradas rapidamente e, nesta terça, só o telhado está de fora do alagamento.

Publicidade

Na cidade de Granja, a água subiu tanto que uma ponte ficou isolada. Onze mil pessoas estão desabrigadas. Na zona rural, o socorro só chega de helicóptero.