Árvores em risco
Na sua rua existe alguma árvore que corre risco de cair? Já entrou em contato com a prefeitura pedindo providências? Mande fotos das árvores que estão ameaçadas para o pautagpol@gazetadopovo.com.br.Não se esqueça de informar o endereço exato do local onde a árvore se localiza.
Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.
Pelo menos 50 residências tiveram estragos por conta destelhamentos e avarias ocasionados pelos fortes ventos e chuva que atingiram Curitiba neste sábado (8). O balanço parcial da Defesa Civil do Paraná, divulgado nesta segunda-feira (10), aponta a região Norte da cidade como a área mais atingida.
No Centro Cívico, passando pelo Pilarzinho, Bacacheri até o Boa Vista ocorreram quedas de árvore em diversas ruas e cruzamentos. A estimativa é de que pelo menos cem ocorrências de árvores ou galhos bloqueando trânsito tenham sido registradas.
De acordo com a Defesa Civil, apenas em Curitiba, 43 mil residências ficaram sem energia elétrica. O órgão apontou este como o principal problema na capital.
A energia, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), foi restabelecida totalmente apenas na noite de domingo (9). O número de eletricistas trabalhando, segundo a empresa, foi de 80 durante o fim de semana.
Pela manhã, houve algumas reclamações de que o fornecimento de energia ainda não havia sido restabelecido. A Copel informou que não havia problemas no fornecimento nesta segunda-feira, mas poderia haver registros pontuais de falta de energia elétrica por conta de quedas ou avarias de postes de entrada de energia, que ficam dentro dos limites das residências e que são de responsabilidade dos clientes. A companhia ressaltou que, em caso de avarias, suas equipes fazem o religamento quando há condições de segurança. Mas quando os postes sofrem quedas ou ficam inutilizáveis, cabe ao cliente fazer a substituição.
Bloqueios
Durante esta segunda-feira, ainda houve bloqueios em ruas do Bacacheri. A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) chegou a orientar os motoristas que preferissem caminhos alternativos a pegar as imediações da Rua Holanda.
Vários pontos do bairro (entre eles, o cruzamento da Rua Eduardo Geronasso com a Rua Aviador Vicente Wolski, próximo ao Parque Bacacheri, e trechos da Rua Nicarágua) ficaram interditados até o fim da tarde por causa de queda de árvores.
Moradores da região relatam que a energia elétrica voltou em meia fase, o que deixa alguns locais sem luz. Cabos de internet e telefone também foram prejudicados e interrompem o fornecimento de internet, segundo moradores.
Temporal
Uma chuva de 15 minutos em Curitiba e região metropolitana, por volta das 16h30, de sábado (8), foi responsável por deixar milhares de residências sem energia elétrica, ruas alagadas, casas e carros danificados por causa da queda de árvores e vias bloqueadas.
Os bairros mais afetados pela chuva foram Atuba, Ahú, Hugo Lange, Bacacheri, Cabral, Boa Vista, São Lourenço, Alto da XV, Tatuquara e Campo do Santana. O tráfego também ficou bloqueado em vários pontos do Pilarzinho, Boa Vista e Ahú.
Segundo a prefeitura de Curitiba, a chuva destelhou parte do Hospital Nossa Senhora da Luz, no Rebouças, e derrubou o muro da Escola Municipal Jaguariaíva, no Bacacheri. Uma marquise de um condomínio residencial localizado no bairro Boa Vista despencou com chuva e o vento, mas a estrutura do prédio não ficou danificada. Nenhum morador se feriu.
Região metropolitana
Em Curitiba e região metropolitana, segundo a Defesa Civil, 60 mil residências ficaram sem energia. Em algumas residências, segundo o órgão, a interrupção no fornecimento de energia chegou a durar até 20 horas. A Copel informou que na noite de domingo (9) a eletricidade foi normalizada em toda a Grande Curitiba.
Interior
Segundo o Simepar, os maiores volumes de chuva no interior do estado foram registrados até por volta das 16h30, de sábado, nas cidades de Guaíra, Francisco Beltrão, União da Vitória e Pato Branco, no Sudoeste.
No interior, a Defesa Civil informou que 16 casas ficaram destelhadas e árvores caíram no município de Mallet, na região Sudeste. O temporal começou por volta das 14h40 e durou menos de dez minutos. Não houve feridos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora