A chuva que atinge cidades de Santa Catarina provocou a sensação de tremor de terra para moradores de Jaraguá do Sul (SC), na madrugada desta segunda-feira (29). Segundo informações da Defesa Civil da cidade, uma reunião feita com tecnicos do órgão e geólogos, realizada por volta das 11h, descartou que o abalo seja um evento sísmico.
O laboratório sismológico do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) não registrou qualquer artividade sísmica na região de Santa Catarina. Equipamentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) instalados no Sul do país também não identificaram abalo de terra na região.
"Trata-se de uma acomodação de terra e rocha provocada pelo grande volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. Essa movimentação de terra e rocha provoca um grande barulho, o que deixou muitos moradores assustados, mas não houve grandes danos nos imóveis", disse Celso Peters, técnico plantonista da Defesa Civil de Jaraguá do Sul.
Peters disse ao G1 que cerca de 50 pessoas que ficaram mais assustadas com o ocorrido saíram de suas casas após a acomodação de terra e rocha. "Não houve necessidade de interdição da área. Todos os imóveis da região estão liberados para os moradores."
A Defesa Civil de Jaraguá do Sul informou ainda que uma nova análise na região será feita na tarde desta segunda-feira. "O terreno atingido fica perto de uma encosta, onde recentemente houve deslizamento de terra", disse Peters. O índice pluviométrico em Santa Catarina não foi divulgado pelo órgão estadual.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora