A forte e intensa chuva que colocou o Paraná em estado de alerta desde quinta-feira (8) provocou estragos em 19 municípios e afetou 11,5 mil pessoas, de acordo com balanço divulgado pela Defesa Civil divulgado no fim da tarde deste domingo (11). Os dados referem-se às tempestades de quinta e sexta-feira (9). Segundo o órgão, 2,8 mil casas foram danificadas e 22 pessoas continuam desalojadas.

CARREGANDO :)

O município de Ipiranga, localizado a 58 quilômetros de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, chegou a declarar estado de emergência pública. A cidade de 15 mil habitantes foi a mais atingida, com 7.148 pessoas foram afetadas de alguma forma pela chuva e 1.780 casas foram danificadas e destelhadas pelo vento forte e granizo

Cascavel foi a segunda cidade mais prejudicada pelas tempestades – 1,6 mil pessoas foram afetadas e Borrazópolis foi a terceira – 1.050 pessoas foram afetadas e 200 casas continuam danificadas.

Publicidade

Outros municípios bastante afetados pelas fortes rajadas de vento e granizo foram: Dois Vizinhos (500 afetados), São José das Palmeiras (300 afetados) e Reserva do Iguaçu (250 afetados). Apesar de o Simepar ter registrado um tornado em Cafelândia, a Defesa Civil aponta apenas duas pessoas atingidas pelas chuvas. O fenômeno ficou concentrado em um distrito conhecido como Palmitópolis.

Previsão

O Instituto Simepar alerta que a semana começa com tempo instável nas diversas regiões do estado. Chuvas acompanhadas de descargas elétricas deverão ocorrer ao longo do dia em diversas regiões paranaenses.