| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A segunda-feira (3) amanheceu lavada pela chuva em Curitiba e em várias regiões do Paraná, fruto das precipitações que se formaram no Paraguai e atingiram o estado em cheio desde o final de domingo (2), na apuração das eleições municipais de 2016. Segundo o Simepar, ao longo do dia as chuvas não envolvem valores expressivos na capital e Região Metropolitana, mas no interior as pancadas devem continuar mais rigorosas.

CARREGANDO :)

Confira a previsão do tempo para a sua cidade

Desde as últimas horas de domingo, cerca de 3 mm de chuva atingiram Curitiba, enquanto em Cascavel, na região Oeste, 31 mm foram registrados até o começo da manhã desta segunda. Algumas outras cidades da região registram índices de 10 a 20 mm.

Publicidade

No interior, as chuvas vêm acompanhadas de descargas atmosféricas e há grande possibilidade de rajadas de vento mais fortes em todo o estado,conforme as registradas nos últimos dias. As temperaturas também não sobem muito por causa do cobertor de nuvens.

Em Curitiba, as máximas giram em torno de 17° C; em Paranaguá, os picos serão de 21° C; e as máximas do estado serão em Paranavaí e Jacarezinho, com os termômetros na casa dos 23° C.

Para esta terça-feira (4), essas áreas de instabilidades já desaparecem em quase todo o Paraná, permanecendo com intensidade menor ainda na faixa Leste, de Curitiba às praias. No interior, as temperaturas se elevam para 27° C e 29° C. Na região Oeste, castigada pelas chuvas, a terça-feira prevê tempo bem estável e clima de primavera.

Frente fria na quarta

Apesar da trégua na terça-feira, no dia seguinte o estado volta a conviver com uma realidade de inverno. “Uma frente fria chega ao estado na quarta-feira (5), com pancadas mais fortes do que o acúmulo do começo da semana”, explica a meteorologista Sheila Paz. Além das chuvas intensas, que acometem novamente todo o estado, os termômetros também não se elevam. Na capital, as máximas serão de 23° C. Em Telêmaco Borba, Guaíra e Londrina, as máximas não ultrapassam 26° C.

Publicidade

Outubro chuvoso

Segundo o portal Climatempo, outubro deve ser bem chuvoso em várias regiões do país. Grandes áreas de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Mato Grosso têm chuvas superiores a 100 mm.