A chuva que se espalhou pelo estado ao longo do dia chegou a Curitiba no início da noite desta terça-feira (25). Apesar do tempo com nuvens densas e escuras, além da formação de raios, não foram registrados grandes transtornos na capital. Apenas na Região Metropolitana de Curitiba, um raio atingiu um apartamento, em São José dos Pinhais, e causou um princípio de incêndio. Não houve feridos.
De acordo com o meteorologista do Simepar Tarcísio da Costa, as estações meteorológicas da capital não registraram rajadas de vento. "Houve apenas chuva e formação de descargas elétricas. A chuva forte já passou", disse por volta das 20 horas. A previsão do instituto é de pancadas de chuva forte a qualquer hora do dia em todas as regiões do Paraná nesta quarta (26).
A chuva mais forte na Grande Curitiba foi observada em Piraquara e São José dos Pinhais. Nesta última cidade, por volta das 20h30, um raio causou um princípio de incêndio em um apartamento na Rua Adir Pedroso, no bairro Afonso Pena. Alguns moradores do prédio foram ao local do incêndio e conseguiram controlar as chamas antes que se espalhassem. Ninguém ficou ferido na situação, segundo a Polícia Militar.
Chuva no interior
A região onde mais choveu durante o dia, segundo a Defesa Civil do Paraná, foi a de Pato Branco, Sudoeste do Paraná. No local foram registradas enxurradas isoladas. Mas, com o fim da chuva, a situação estaria sob controle, segundo o órgão. O Simepar informou, via Twitter, que o volume de chuva acumulada no local na terça-feira (25) foi de 86,6 milímetros. Em termos de comparação, a chuva dos 30 primeiros minutos que atingiu Curitiba ao longo da noite desta terça alcançou a marca de 1,6 milímetro.
Previsão para os próximos dias
Nesta quarta-feira (26), a frente fria que causou a chuva nesta terça avança rumo ao Atlântico, mas permanece na altura do Paraná e São Paulo, mantendo a instabilidade na região. Novamente, pode chover várias vezes ao longo do dia em todo o estado, mas as chuvas mais fortes devem acontecer entre o Litoral e o Norte. O quadro de umidade elevada mantém a sensação de abafamento e as temperaturas elevadas: Foz do Iguaçu alcança 30ºC, Londrina e Cascavel, 29ºC e Curitiba registra máxima de 26°C; a mínima de todo o estado fica com União da Vitória, com 16ºC.
O tempo chuvoso, úmido e quente perdura durante a quinta-feira (27); já na sexta (28), a nebulosidade deve tomar conta e os termômetros variam entre 25ºC na região de Curitiba, 31ºC e, Maringá e alcançam 32ºC em Foz do Iguaçu.