Por conta da forte chuva que caiu sobre Paranaguá na noite desta terça-feira (4) de Carnaval, o desfile das escolas de samba campeãs foi cancelado e deve ser remarcado para o final da semana. A noite seria aberta pela campeã do grupo de acesso, a Mocidade do Jardim Santa Rosa. Em seguida, desfilariam a vice do grupo especial, Filhos da Gaviões, e a campeã União da Ilha.

CARREGANDO :)

A nova data e horário do desfile e da premiação serão definidos pela organização, nesta quarta-feira (5). Segundo a Guarda Civil de Paranaguá, que fazia a segurança do sambódromo montado na Avenida Arthur de Abreu, o alagamento causado pela chuva torrencial inviabilizou a passagem das escolas de samba.

Comerciantes que montaram barraquinhas no entorno também foram prejudicados pelo mau tempo. Enquanto se protege da água, a vendedora de espetinhos Jessica Mariano dos Santos conta que não conseguiu comercializar nada na noite. "Hoje foi só prejuízo, o único que saiu foi um que comi agora. Em geral, está bem ruim, só vendeu bem no dia do desfile das escolas, foram três mil espetinhos", contabiliza.

Publicidade

Apuração

Depois de obter nota 10 em quase todos os quesitos, a União da Ilha sagrou-se campeã do desfile das escolas de samba Paranaguá. Com o enredo "A saga de um povo: uma civilização com a dádiva do Nilo, vem minha Ilha conquistar seu coração", a agremiação foi a que mais agradou os jurados, entre as cinco escolas do grupo especial da cidade. A apuração terminou no início da tarde da segunda-feira (3), poucas horas depois do fim do desfile, que atravessou a madrugada.

Em segundo lugar ficou a Filhos da Gaviões, seguida por Ponta do Caju, Acadêmicos do Litoral e Leão da Estradinha. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Paranaguá, nenhuma escola foi rebaixada neste ano. A Mocidade do Jardim Santa Rosa, que desfilou entre as três escolas do grupo de acesso, passou para o grupo especial que, no próximo Carnaval, terá seis agremiações. O desfile do grupo de acesso ocorreu na noite do sábado (1º).

Única cidade do Litoral com disputa entre as escolas de samba neste Carnaval, Paranaguá repassou R$ 40 mil para cada agremiação do grupo especial e mais duas do grupo de acesso – Império do Irajá e Mocidade Unida do Jardim Santa Rosa. Por determinação da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (AESP), a estreante Apiacas do Jardim Guaraítuba deve desfilar por dois anos sem ajuda do poder público.

Publicidade