As chuvas que atingiram Curitiba, região metropolitana e outras regiões do Estado entre sexta-feira e a madrugada de sábado (6) deixaram desabrigados, desalojados e casas danificadas. Segundo registro da Defesa Civil desde a noite de sexta-feira até este domingo (7), 929 pessoas foram afetadas pelas chuvas no Paraná, 25 ficaram desabrigadas e outras cem desalojadas. O município mais afetado foi Santo Antônio do Sudoeste. A chuva de granizo deixou prejuízos para 589 moradores da zona rural.
Segundo o Corpo de Bombeiros foram registradas em Curitiba e região metropolitana 15 ocorrências de alagamentos. Cinco delas foram na capital, outras oito em Campo Largo (4) e Campo Magro (4) e uma no município da Lapa. O subtenente Luiz Claudio Trierweiler da Defesa Civil informou neste sábado que 23 residências sofreram com alagamentos no bairro Campo Comprido, em Curitiba, deixando nove pessoas desabrigadas.
No bairro Pilarzinho, em Curitiba, os moradores aumentaram a preocupação ainda mais após a chuva que caiu, de acordo com o telejornal Paraná TV. Eles disseram que a situação de algumas casas piorou na Rua General Álvaro Braga. Os buracos aumentaram, terrenos ficaram alagados e até um muro caiu. Na região central da cidade também houve pontos de alagamento, mas a água escoou rapidamente e não houve registros de feridos ou danos.
Em Campo Largo 45 residências foram danificadas. Segundo balanço realizado pela Defesa Civil, 280 pessoas foram afetadas, cem ficaram desalojadas e outras 16 desabrigadas. Neste sábado, o rio Itaqui transbordou e deixou quatro pessoas ilhadas. Elas foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros. No município de Manoel Ribas uma residência sofreu danos estruturais e 60 pessoas foram afetadas.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) recomenda ao motorista que evite trafegar pela PR-090, nas proximidades do bairro Bateias, em Campo Magro e na Estrada do Cerne, pois ainda existe água na pista e a situação é precária na região. Assim, a PRE recomenda que o motorista desvie por Campo Largo. Nesta segunda-feira, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) deve iniciar as obras na região para liberação total das pistas.
Na Lapa, houve a queda parcial de parte das duas pontes de concreto na Estrada Rural da Lapa, no Rio Passa 2. A distância entre elas é de aproximadamente 3 Km. Um veículo que passava próximo de uma das duas pontes ficou ilhado quando o rio subiu, os dois ocupantes que estavam no veículo foram resgatados e o veículo removido do local. As informações da Defesa Civil do município são para que o motorista não transite pela área, pois equipes devem realizar obras para recuperação das pontes. Em outro caso, uma caminhonete, com placa de Porto Alegre, caiu numa ponte localizada na Colônia Lavrinha. Os ocupantes do veículo não ficaram feridos.
Previsão do tempo
De acordo com o meteorologista do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), Reinaldo Kneip, este domingo deve ser de céu parcialmente nublado em Curitiba, com pancadas de chuvas de leve a moderada no decorrer do dia. A previsão é de que as chuvas não sejam tão intensas como aquelas registradas entre a noite de sexta e a madrugada de sábado que ocasionaram alguns transtornos. Nas regiões Norte, Oeste e Sudoeste do estado o tempo está ensolarado e não há previsão de chuvas. No Litoral está nublado e existe a possibilidade de chuvas moderadas durante o dia. O maior índice de chuvas para a faixa litorânea é esperado deste domingo até terça-feira. O acumulado de chuva pode causar transtornos para os moradores.
Na sexta-feira, uma área de instabilidade se formou em razão do forte calor registrado no interior do estado. Desta forma, uma frente fria que passou pela região sudoeste em direção à Curitiba e região metropolitana resultou em fortes chuvas nessas regiões. A frente fria se deslocou para São Paulo. As chuvas que começaram por volta das 10h30 de sexta seguiram até próximo das 4h de sábado e causaram estragos. Só em Curitiba, choveu 27 mm. O maior índice pluviométrico foi registrado em Guaratuba, no litoral do Estado, que contabilizou 90 mm de chuva.