Semana de chuvas no Paraná

A semana começa com chuva no Paraná por causa da instabilidade atmosférica, resultado da baixa pressão. A precipitação se concentra especialmente na parte leste e nordeste do estado, onde a previsão é de que mais pancadas de chuva ocorram durante o dia. Apesar do quadro, o tempo deve continuar abafado e não há previsão de resfriamento, segundo o Instituto Tecnológico Simepar.

As chuvas devem persistir no estado até a sexta-feira (26) e a expectativa é de que sejam localizadas e de curta duração. Para a tarde desta segunda-feira (22), há a possibilidade de chuvas de mais intensidade.

Leia mais

CARREGANDO :)

As fortes chuvas que atingiram Curitiba e região metropolitana durante a madrugada e a manhã desta segunda-feira (22) provocaram alagamentos em escolas de São José dos Pinhais. De acordo com a Secretaria da Educação do município, oito instituições foram atingidas na região dos bairros São Marcos, Jardim Independência, Afonso Pena e Borda do Campo.

O local mais prejudicado pelas chuvas foi a sede da Escola Municipal Eugênia da Cruz Santos Talamini que atende cerca de 950 alunos da cidade. "O prédio principal da escola, que abriga seis classes e as salas da diretoria, foi o lugar mais alagado. Essas turmas tiveram as aulas canceladas hoje (segunda-feira)", explicou a secretária da Educação, Tânia Galvão Centeno.

Publicidade

A sede principal da instituição - localizada no bairro São Marcos - já não consegue atender a todos os alunos matriculados. Por isso, nove turmas têm aulas em um anexo construído em 2003. Além disso, outras seis turmas utilizam salas instaladas na igreja do bairro. A partir desta terça-feira (23), esses dois locais também devem receber os alunos que tiveram as aulas suspensas nesta segunda.

Segundo Tânia, a escola Eugênia Talamini apresenta problemas há cerca de cinco anos. "O telhado tem problemas estruturais e as goteiras são comuns. Infelizmente, o município não teve condições de investir na recuperação do meio físico do local", diz.

A secretária informou que uma nova escola começou a ser construída no bairro no início de 2008. As obras foram paralisadas por um período e acabaram retomadas neste ano. "Esperamos que no início do segundo semestre de 2011, a nova escola esteja pronta e possa atender os alunos que hoje estudam na Eugênia Talamini", afirma.