A chuva que começou a cair acompanhada de trovoadas sobre a região de Curitiba, no início da manhã desta terça-feira (6), deixou aproximadamente 10 mil domicílios da cidade sem luz a partir das 7 horas e até pouco antes das 8 horas. De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a falta de energia foi ocasionada pelo desligamento de duas linhas alimentadoras e atingiu os bairros da região Norte, no entorno do Bacacheri.
O desligamento ocorre de forma automática, quando há grande quantidade de descargas elétricas, como medida de prevenção à rede elétrica. Na região metropolitana, aproximadamente 800 imóveis do município de Almirante Tamandaré estavam sem luz até as 10 horas. Equipes da Copel trabalhavam para restaurar o fornecimento, que também foi interrompido por problemas em uma linha alimentadora.
Até as 10 horas, a Copel tinha outras 11 ocorrências pendentes para atender na capital paranaense, mas todas na rede de baixa tensão, que afetam ligações pontuais e números reduzidos de imóveis, segundo a companhia. O número é considerado de rotina pela empresa. Em toda Curitiba, existem cerca de 650 mil ligações domiciliares de energia elétrica.