As fortes chuvas dos últimos dias afetaram mais de 38 mil pessoas em todo o Paraná, sendo que 5,6 mil estão desalojadas. Duas pessoas morreram no município de Laranjeiras do Sul, na região centro-sul do estado. As informações são de boletim divulgado pela Secretaria da Defesa Civil, que números atualizados às 13h30 deste sábado (22).
São José dos Pinhais foi a cidade com maiores danos registrados por alagamentos. Lá, 5 mil pessoas ficaram desalojadas e cerca de 100 ainda estão abrigos. Em Irati, inundações deixaram 600 desalojados e afetaram mais de 13 mil pessoas. O número de afetados por inundações em Prudentópolis passa dos 18 mil. Mais de 800 residências foram danificadas em todo o estado.Curitiba
Em Curitiba, a chuva forte que caiu ao longo de sexta-feira e também na madrugada de sábado (22) deixou mais de duas mil pessoas desalojadas, das quais cerca de 500 ficaram desabrigadas, e só conseguiram retornar para suas casas na manhã deste sábado. As informações foram repassadas pela Defesa Civil do município e pelo prefeito Gustavo Fruet ainda pela manhã, durante conversa com proprietários de estabelecimentos que foram depredados no protesto de sexta-feira à noite.
De acordo com Fruet, a prefeitura, neste momento, está concentrando esforços para atender as famílias, que conseguiram voltar para as residências após a água baixar, e que se concentram na região da Cidade Industrial de Curitiba, Uberaba e Caximba. Por conta das enchentes e do risco de contaminação e até de acidentes, equipes da Guarda Civil encaminharam os moradores para abrigos e escolas. Uma delas, de acordo com a prefeitura, foi a Escola Municipal Otto Bracarense Costa, na CIC, que foi visitada pelo prefeito e pela primeira-dama Márcia Fruet.
Na tarde deste sábado, as famílias devem passar por atendimento nos 45 Centros de Referência de Assistência Municipal (CRAS) e receber colchões, roupas e móveis que foram arrecadados por meio do Disque Solidariedade, que continua a receber doações através do telefone 156. Até o fim da manhã, haviam sido arrecadados mil colchões e 700 cobertores.