A segunda-feira (23) começou chuvosa na maior parte do Paraná. Se por um lado as chuvas que já vem atingindo o estado desde a última quinta-feira (19) começam a ficar mais bem distribuídas, de outro existe a indefinição do quanto ainda será necessário chover para o fim da estiagem, sobretudo nas regiões Oeste e Sudoeste.

CARREGANDO :)

De acordo com a assessora da Sanepar em Cascavel, Ângela Maria Pagot Dudczak, as chuvas dos últimos dias já amenizaram as condições do abastecimento de casa no interior paranaense, mas será necessário chover ainda mais para que a situação seja normalizada. "A previsão que temos do Simepar é que deve chover até a próxima quarta-feira", afirma Ângela. Em cidades que estavam em situação crítica, como Nova Prata do Iguaçu e Pranchita, choveu aproximadamente 2,6 milímetros. O número é ainda muito pequeno, mas já facilitou os trabalhos da Sanepar na região. "Em Nova Prata do Iguaçu, o Rio Cotegipe subiu e por isso pudemos deixar de utilizar a tubulação que abastece a cidade de Santo Antônio do Sudoeste", completa.

Já na região Oeste choveu 30 milímetros, o que é um número razoável, mas ainda insuficiente. O distrito de Rio do Salto, em Cascavel, a situação também foi amenizada com as chuvas. "A queda nas temperaturas diminui o consumo de água. Além disso, as minas na região também voltaram a ficar cheias. Assim, pudemos deixar de mandar caminhões pipa para o distrito", assegura Ângela.

Publicidade

Agricultura

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) deve se pronunciar apenas nesta terça-feira (24) sobre a situação da estiagem no Paraná. Segundo a assessoria da Seab, o vice-governador e secretário de Agricultura Orlando Pessuti deverá fazer um pronunciamento às 14h para divulgar os prejuízos e as medidas tomadas pelo governo estadual para solucionar o problema.

Alagamentos

Apesar da maior quantidade de chuvas na região Leste do Paraná, não foram registradas áreas de alagamento ou incidentes mais graves em todo o estado. É o que informa a Defesa Civil. Ainda segundo o órgão, existe a previsão de chuvas mais fortes no período da tarde nos próximos dias.

Publicidade