As chuvas que atingiram o Paraná neste fim de semana deixaram ao menos 149 pessoas desalojadas. De acordo com a Defesa Civil estadual, foram registrados deslizamentos de terra e alagamentos em várias cidades. Os municípios mais afetados foram Piraí do Sul, Jaguariaíva e Ponta Grossa, todos na região dos Campos Gerais.
Em Piraí do Sul, o nível do rio Piraizinho subiu, alagando casas e ruas da cidade – 100 pessoas ficaram desalojadas e foram para a casa de parentes e amigos. Outras 30 ficaram desabrigadas, precisando ir para um abrigo público. No município de Ponta Grossa, 19 pessoas tiveram que deixar suas casas de forma preventiva pelo perigo de deslizamentos. A Defesa Civil ainda não divulgou o número de pessoas afetadas em Jaguariaíva.
Em Morretes, o nível do Rio Nhundiaquara chegou a 3,4 metros e alagou parte da cidade. De acordo com a Defesa Civil, apesar das áreas alagadas, não há pessoas desalojadas na cidade. Também não houve a necessidade de retirar as famílias de suas casas de forma preventiva.
Chuva ultrapassou os 200 mm nos Campos Gerais
De acordo com o Simepar, o tempo instável e as chuvas do fim de semana foram causados pelo deslocamento de áreas de instabilidade por todo o Paraná. O meteorologista Reinaldo Kneib afirmou que, em várias áreas do estado, os volumes de precipitação registrados de sexta-feira (8) até esta segunda (11) ultrapassaram os 100 milímetros (mm), uma quantidade significativa de chuva, segundo o meteorologista. A maior quantidade de chuva acumulada foi em Jaguariaíva, onde choveu 206,4 mm. Em Nova Fátima, no norte pioneiro, foram registrados 182,4 mm. Nas cidades litorâneas, como Morretes, a precipitação ficou em 100 mm.
Ainda de acordo com Kneib, o tempo permanecerá instável no estado nesta segunda (11) e terça-feira (12) e a chuva continuará de forma intermitente, mas muito mais fraca do que no fim de semana. A partir de quarta-feira (13), o tempo voltará ao normal para este verão – tempo bom, com chuvas isoladas causadas pelo calor.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião