Rios que transbordaram na região metropolitana de Curitiba já estavam retornando ao nível normal, mas atenção continua| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Ciclone gaúcho traz mais águas

A formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul vai trazer mais chuva para o Paraná hoje. De acordo com o Simepar, o fenômeno origina uma nova frente fria que deve provocar temporais na maior parte do estado. Nas regiões Oeste e Sudoeste as chuvas ocorrem já nas primeiras horas do dia e gradativamente avançam para os demais setores do estado. No litoral e na região metropolitana de Curitiba o tempo deve permanecer fechado durante todo o dia. Há possibilidade de chuva leve já pela manhã se intensificando no período da tarde. Nas regiões Norte e Noroeste, o sol aparece pela manhã e o tempo fica abafado antes da chegada da chuva. Ainda de acordo com o Simepar, os temporais terão ventos fortes e descargas elétricas. Amanhã, as chuvas diminuem de intensidade, mas ainda atingem as regiões Leste, Norte, Noroeste e central do estado.

No restante do país, a presença de áreas de instabilidade também deixa o tempo com muitas nuvens e com chance de pancada de chuva forte acompanhada de raios e rajadas de ventos no Rio Grande do Sul, Santa Cata­­­rina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. O calor e a alta umidade do ar também provocam pancadas localizada em grande parte da região Norte. Chuvas fortes ocorre no Pará, no Amapá, Maranhão, Amazonas e em Roraima e com menos intensidade em parte do Piauí. A massa de ar seco continua deixando o tempo com predomínio de sol e poucas nuvens sobre grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, sul do Piauí, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. (AA)

CARREGANDO :)

Com a previsão de chuvas intensas em municípios da região me­­tropolitana de Curitiba (RMC), litoral e Oeste do Paraná, a Coorde­­nadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-PR) mantém suas equipes de prontidão. O número de pessoas afetadas pela a chuva que começou na última quinta-feira já chega a 225 mil. Dois rapazes estão desaparecidos em Curitiba. De acordo a Defesa Civil do estado, até a noite de ontem, 27 cidades registraram prejuízos por causa dos temporais. Pinhais, na RMC, e Francisco Beltrão, no Sudoeste, decretaram estado de emergência. Em todo o Paraná, nove mil pessoas tiveram de deixar suas casas e pelo menos 1.325 continuavam desabrigadas.

Os alertas meteorológicos realizados pelo Simepar continuam sendo transmitidos às unidades regionais que repassam as informações aos municípios, segundo o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Washington Alves da Rosa.

Publicidade

No final da manhã de sábado, a Cedec-PR fez um sobrevoo para visualizar as áreas mais afetadas em Curitiba e RMC. De acordo com o major Osni José Bortolini, responsável pela operação, o nível dos rios que haviam transbordado já estava retornado ao normal. "Só algumas localidades no município de Pinhais estavam alagadas ao final da manhã", disse.

Cobertores e kits de abrigamento fornecidos pelo Cedec-PR e pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) foram distribuídos em Pinhais, onde 18,5 mil pessoas foram atingidas pela chuva e 3,4 mil tiveram de deixar suas casas, e em Colombo, com 4,2 mil desabrigados e desalojados.

No interior, das cerca de 3,5 mil pessoas afetadas em Fran­­cisco Beltrão, mais de mil foram encaminhadas para abrigos ou casa de amigos e parentes. Em Cascavel, no Oeste do estado, ainda na noite de quinta-feira, pelo menos 80 residências foram destelhadas afetando diretamente cerca de 300 pessoas. Segundo a Defesa Civil, os ventos passaram de 100 quilômetros por hora. Oito voos foram cancelados no aeroporto municipal. A cobertura do prédio foi danificada e destroços foram lançados na pista do terminal. A força do vento chegou a movimentar uma aeronave de 50 toneladas que estava na pista. A cauda da aeronave ficou danificada. Em todo o estado, as tempestades de quinta deixaram mais de 250 mil consumidores sem energia elétrica e em algumas regiões o fornecimento só voltou ao normal no dia seguinte.

Desaparecidos

O Corpo de Bombeiros deve continuar hoje a busca pelos dois rapazes desaparecidos em Curi­­tiba, ambos de 23 anos. Um deles caminhava sobre as tubulações da Sanepar no Rio Atuba, no Bairro Alto, quando foi levado pela enxurrada, na sexta-feira. No outro acidente, o condutor de um Marea perdeu o controle do veículo na Avenida das Torres, nas proximidades do portal de São José dos Pinhais, na RMC, e caiu em um canal do Rio Iguaçu, por volta das 21 horas de sábado. O automóvel só foi encontrado ontem, no início da tarde, a 50 metros do local da queda. Como o carro estava sem o parabrisas, os bombeiros acreditam que o rapaz tenha sido levado pela correnteza do rio.

Publicidade