• Carregando...
Rua alagada em Salvador: em 15 dias, choveu mais que o esperado para o todo o mês | Fernando Vivas / AE
Rua alagada em Salvador: em 15 dias, choveu mais que o esperado para o todo o mês| Foto: Fernando Vivas / AE

Rio tem 20 mil sem aula e 70 mil fora de casa

Boletim divulgado ontem pelo Departamento Geral de Defesa Civil do Rio de Janeiro indicou que 59.852 pessoas estão desalojadas e 10.837 desabrigadas em todo o estado por causa das chuvas da semana passada. Entre os locais mais afetados estão a capital, Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana. Cerca de 20 mil crianças estão sem aulas em São Gonçalo e Niterói, já que as escolas em que estudam viraram abrigos.

Leia a matéria completa

Salvador - As fortes chuvas que vêm atingindo a Bahia levaram a prefeitura de Salvador a decretar situação de emergência ontem pela manhã. Cinco pessoas morreram no estado por causa das chuvas e 379 ficaram feridas. Há 7.454 desalojados (que foram para casas de amigos e parentes) e 3.249 desabrigados (que dependem de abrigos públicos). Na semana passada, 27 municípios baianos decretaram situação de emergência. Em toda a região Nordeste, os temporais registrados desde a semana passada já deixaram 9.698 desalojados e 4.704 desabrigados. Em Sergipe, 17 cidades foram afetadas e cinco decretaram estado de emergência.

Na quarta-feira, duas crianças morreram soterradas em Salvador. As aulas estão suspensas na rede municipal e estadual da capital e da região metropolitana e um casal está desaparecido. As principais vias ficaram congestionadas, 13 imóveis desabaram e a Defesa Civil municipal registrou 252 deslizamentos de terra. O órgão recomendou aos moradores de 540 áreas de risco que deixem suas casas.

Nos primeiros 15 dias do mês, choveu em média 499,1 milímetros nos oito pontos de medição da Defesa Civil em Salvador, quando o volume esperado para todo o mês era de 326,2 milímetros. Só entre as 9 horas de quarta-feira e as 9 horas de ontem, choveu 92 milímetros no local de medição do Inmet, no bairro de Ondina. Na região do aeroporto, no mesmo período, choveu 170 mm. A chuva deu uma trégua ontem à tarde, mas, segundo o Inmet, pancadas são esperadas na área pelo menos até domingo.

Sergipe

Em Sergipe, 17 cidades foram afetadas pelas chuvas. Uma delas, Pacatuba, decretou situação de emergência. Na cidade, segundo a Defesa Civil, 49 moradores estão desabrigados ou desalojados, dez casas foram destruídas e outras 15 danificadas.

Ao todo, já são mais de 2,9 mil pessoas atingidas no estado, entre desabrigados e desalojados. Pelo menos 1.520 casas foram danificadas, 85 destruídas e dez pessoas ficaram feridas. Na capital, Aracaju, 830 pessoas estão desalojadas, 866 desabrigadas e outras 447 pessoas estão abrigadas em seis escolas estaduais. Dez pessoas ficaram feridas na cidade, 18 casas foram destruídas e outras 298 danificadas. A capital tem 121 pontos de alagamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]