Nem sol, nem calor. O feriado da República deve ser dominado pelo tempo nublado e pelas temperaturas baixas, no Paraná. Em especial na porção Leste do estado, que vai de Ponta Grossa até o Litoral. Com o avanço do sistema de alta pressão (que predomina em toda a região Sul) rumo ao Oceano Atlântico, o Sol deve dar as caras no interior do estado, o que deve elevar as temperaturas. A previsão é do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
No sábado (12), o sistema derrubou as temperaturas. O termômetro chegou aos 4º.C, na Serra Gaúcha, em pleno mês de novembro. Em Curitiba, a mínima foi de 9,8º.C, cinco graus abaixo da temperatura mais baixa registrada um dia antes, na sexta-feira (11). A chuva não deve vir com força, mas chuviscos são esperados ao longo do dia todo, nos Campos Gerais, na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral do estado.
Mas a queda foi ainda mais brusca nas máximas. Na capital paranaense, chegou a 29.ºC, na sexta-feira, contra uma máxima de 18.ºC, no sábado. A “culpa” é das nuvens que encobrem o céu, explica o meteorologista Tarcizio Valentin da Costa, do Simepar. “Essa cobertura de nuvens impede o aquecimento, e os raios solares não atravessam”.
No domingo (13), segue tudo igual. Dos Campos Gerais ao Litoral a nebulosidade predomina. Consequentemente, as temperaturas não têm como subir, já que o Sol não chega. São previstos eventos de chuva mais forte na faixa próxima aos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na porção Norte do estado.
O céu deve abrir na segunda-feira (14), com o avanço da frente fria para o Oceano, e a temperatura sobe um pouco. Na terça (15) as nuvens voltam, mas o frio não deve ser tão intenso como o do fim de semana.
Temperaturas
Em Curitiba, o termômetro não passa dos 18.ºC no sábado (com mínima de 10.ºC), e dos 19.ºC, no domingo, quando a menor temperatura esperada é de 13.ºC. Começa a esquentar na segunda, quando o termômetro fica entre 15.ºC e 22.ºC. O tempo nublado e de chuviscos volta a aparecer na terça, mas as temperaturas seguem subindo (varia entre 16.ºC e 25.ºC).
Em Paranaguá, a sequência de frio, sol tímido e volta do chuvisco é a mesma. No sábado, as temperaturas ficam entre 16.ºC e 22.ºC, mantém no domingo (18.ºC a 22.ºC), com leve aumento na segunda (20.ºC a 25.º). Na terça, a mínima permanece em 20.ºC, mas a máxima pode chegar aos 27.ºC. Apesar da alta, a previsão é de chuva.
Já na região Sudoeste até há chances de chuva, mas o Sol deve predominar. Em Francisco Beltrão o feriado começa quente já neste sábado, com temperaturas entre 13.ºC e 27.ºC. É o que se mantém ao longo dos dias, com leve aumento das mínimas. No domingo a previsão é de 14.ºC a 26.ºC; na segunda, de 17.ºC a 28.ºC; e, na terça, a temperatura varia entre 17.ºC e 29.ºC.
No Norte estado, sol com pancadas de chuva. Em Maringá, a mínima é de 19.ºC e a máxima fica em 29.ºC, no sábado. No domingo, temperatura entre 18.ºC e 24.ºC. Na segunda, variação entre 19.ºC e 28.ºC; e na terça a máxima pode chegar aos 32.ºC.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora