Um homem sofreu ferimentos graves ao se envolver num acidente com um biarticulado na canaleta da Avenida Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru, em Curitiba, por volta das 20 h de terça-feira (28). De acordo com a Polícia Militar (PM), o motorista da Viação Araucária prestou socorro à vítima e depois o ciclista foi encaminhado ao Hospital Cajuru em estado grave. O hospital informou às 21h30 que o ciclista permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave, com traumatismo craniano e outras fraturas.
Segundo a prefeitura de Curitiba, seis ciclistas já morreram em acidentes de trânsito na capital paranaense até esta quarta-feira (29). Incluindo a região metropolitana, o último acidente com vítima ocorreu na noite de domingo (26) na BR-277, em São José dos Pinhais, envolvendo um carro e um ciclista. No ano passado, segundo dados preliminares da prefeitura da capital, 11 ciclistas morreram.
O assessor da Coordenação de Mobilidade Urbana da Secretaria de Trânsito (Setran), Jorge Brand, lamentou o caso, mas disse que a recomendação é para que os ciclistas usem as vias normais, não as canaletas. “Esses locais dão a falsa impressão de serem mais seguros, mas há um fluxo intenso e em alta velocidade de ônibus, ambulâncias e viaturas”, disse.
Um dos principais meios para evitar que ciclistas utilizem as canaletas de ônibus é a Via Calma. Atualmente, a via – que é uma faixa exclusiva para ciclistas – está disponível apenas na Avenida Sete de Setembro, mas sua expansão está no radar da prefeitura. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), já está avançado o projeto para a implantação da Via Calma na Rua João Gualberto e na Avenida Paraná. O órgão não estipula prazo para isso.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião