Cerca 1,5 mil curitibanos pedalam todos os domingos pela ciclofaixa montada no Centro Cívico. Além das bicicletas, skates, patins e patinetes também rodam pelas pistas da avenida Cândido de Abreu, que é bloqueada das 8 horas às 15h30 para que os interessados possam passear ou praticar a atividade física.
"Venho aqui toda semana com a família. É um programa saudável e relaxante", afirma o administrador de empresas e ciclista Rogério Malmo.
De acordo com Danilo Herek, assessor da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), o número de usuários do espaço tem potencial para aumentar significativamente. "Muita gente ainda não sabe das opções de lazer aqui", afirma. Além da via exclusiva para os ciclistas, atividades recreativas são realizadas na Praça Nossa Senhora de Salete.
Mesmo quem não tem bike pode aproveitar o espaço. Barraquinhas emprestam magrelas para os interessados passearem. Para setembro, uma série de atividades especiais estão sendo programas para comemorar o "mês da bicicleta". "Teremos uma competição no trajeto da ciclofaixa, atividades recreativas e de orientação aos novos adeptos", explica.
Transtorno
O esquema é alvo de críticas de alguns motoristas que passam pelo local. "Domingo era para ser um dia tranquilo, mas o trânsito fica todo concentrado em uma via e você acaba se irritando", afirma o engenheiro José Tenório. "Estou tentando passar para o outro lado da rua há cinco quadras e não consigo", reclama.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora