A partir deste domingo (14), as ciclofaixas de Curitiba ganham um novo percurso: da região central da cidade, o trajeto passa para a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, ligando o Passeio Público à Praça Nossa Senhora de Salete (em frente ao Palácio Iguaçu). A mudança foi efetuada após a extinção, no início de fevereiro, do projeto criado em outubro de 2011 pelo ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), que sofreu críticas de usuários e cicloativistas desde a implantação.
O novo circuito funcionará aos domingos, das 8 às 16 horas. Para isso, as ruas do percurso do Ciclolazer Curitiba nome dado ao novo projeto estarão bloqueadas no período (confira no final da matéria).
A sinalização do espaço restrito aos ciclistas também não será mais realizada por meio de faixas pintadas no asfalto, mas sim com o uso de cones e com a ajuda de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), segundo informações da Prefeitura.
Ruas bloqueadas
Para a circulação dos ciclistas, a prefeitura vai bloquear a faixa sentido Centro Cívico na pista central da Av.Cândido de Abreu, entre as ruas Inácio Lustosa e Barão de Antonina. Por isso, os motoristas que seguem pela Inácio Lustosa só poderão entrar à direita na Cândido de Abreu pela pista lenta sentido Centro Cívico. Outros bloqueios serão implantado nos cruzamentos da Cândido de Abreu com a Rua Heitor Stockler de França e da Cândido de Abreu com a Rua Rosalvo G. de Mello Leitão.
Os veículos que vêm pela Rua Aristides Teixeira só poderão entrar à esquerda na Cândido de Abreu pela pista lenta sentido Centro Cívico, pois a pista central, sentido Centro Cívico, estará bloqueada. Além disso, será feito o isolamento de uma faixa em cada sentido da Cândido de Abreu, uma faixa da Heitor Stockler de França e uma faixa da Rua Barão de Antonina, entre a Cândido de Abreu e a Heitor Stockler de França.
Confira o percurso completo no mapa: